O Grupo Raízes Nordestinas embarca no início dessa semana (14/06) para Fortaleza. Os jovens atores do interior sergipano vão apresentar a peça “A Cabra e o Consórcio do Bode”, uma das atrações do PEC Nordeste – IX Seminário Nordestino de Pecuária. O maior evento pecuário do Nordeste acontece de 15 a 17 de junho no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.
A peça teatral foi incluída na programação do evento por ser uma forma criativa de se divulgar ações pioneiras que beneficiam os pequenos produtores rurais de Sergipe. O grupo de teatro é formado por 12 adolescentes de Poço Redondo, assistidos pela Pastoral da Criança e do Adolescente. “Nada mais coerente que pessoas humildes da própria região, que conhecem a dificuldade enfrentada todos os dias pelo sertanejo, para interpretar e contar essa história do Consórcio do Bode”, explica Antonio Cardoso de Lisboa, técnico do Sebrae em Sergipe, coordenador do projeto direcionado para a caprinocultura.
Os jovens atores são dirigidos pelo ator, diretor e produtor teatral Issac Galvão, responsável pela coordenação dos ensaios. As reuniões acontecem durante os finais de semana que antecedem a apresentação, com os atores sertanejos tendo que enfrentar até seis quilômetros de caminhada no sol quente para participarem dos ensaios.
Conseguimos unir o útil ao agradável, explica o Superintendente do Sebrae em Sergipe, Zezinho Guimarães. “Divulgando uma história de sucesso, a dos pequenos produtores rurais de Glória, incentivamos e revelamos atores amadores que estão conquistando seu espaço nesse competitivo mercado teatral. Depois do “II Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte”, realizado em João Pessoa – PB, o Grupo Raízes Nordestinas já se apresentou na Feira do Empreendedor de 2004 e na Feira de Sergipe de 2004 e de 2005. Agora os jovens atores apresentam-se em Fortaleza, convidados pelo Sebrae no Ceará”, revela satisfeito Zezinho.
Quem também vai estar presente no PEC Nordeste é o fundador e ex-presidente da Associação Sertaneja de Caprinocultores (ASCA), Antonio Andrade. A organização do evento disponibilizou um estande para o Sebrae em Sergipe, onde a ASCA vai poder divulgar o Consórcio do Bode e os produtos derivados do leite de cabra que comercializam, como iogurtes, doces e queijos. No estande os visitantes também vão ter acesso aos projetos do Sebrae na área de agronegócio que são desenvolvidos em Sergipe.
A participação da peça de teatro e da ASCA no evento é mais uma ação da Unidade de Agronegócios do Sebrae em Sergipe, que está arcando com o transporte e o cachê dos atores. As despesas com hospedagem e alimentação vão ficar sob a responsabilidade do Sebrae no Ceará. A ASCA está localizada em Nossa Senhora da Glória, telefone (79) 3411-1166. Os telefones da Unidade de Agronegócio são (79) 2106-7727 e 9972-0620.
Consórcio do Bode
Criado com a finalidade de aumentar os rendimentos e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Nossa Senhora da Glória – SE, o “Consórcio do Bode” transformou-se num caso de sucesso nacional. Tudo começou em novembro de 2001, com a falta de chuva castigando o sertão sergipano. Cansados de verem seus bois e vacas morrerem de fome e sem recursos para alimentá-los, 20 integrantes da ASCA resolveram montar o “Consócio do Bode”. No início eles foram capacitados pelos consultores e técnicos do Sebrae em Sergipe em empreendedorismo, associativismo e manejo técnico, onde aprenderam a criar e alimentar o animal.
Hoje, explica Antonio Andrade, integrante e ex-presidente da ASCA, nossa associação já possui cerca de 900 animais, gerando uma ótima produção de leite que é transforma em bebidas lácteas e queijos. Além do interior, nossos produtos também estão sendo negociados em Aracaju e a renda mensal dos associados melhorou consideravelmente”, diz Andrade.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B