Confira o Chat com o economista Luiz Moura na íntegra

Como economizar, dúvidas sobre preços cobrados ao consumidor, dicas de  investimentos e assuntos relativos à Economia do Estado são alguns dos temas que o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luiz Moura, tratou nesta tarde no Chat do Portal Infonet.

O bate-papo teve duração de uma hora e para aqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhá-lo ao vivo poderá conferi-lo na íntegra. Nosso próximo chat acontece em janeiro, ainda não está confirmado quem será o próximo convidado, mas caso tenham alguma sugestão basta deixar o seu recado no link abaixo ‘Comentar Matéria’

Confira abaixo a íntegra do chat:

16:01:39 [mediador] Boa tarde, em alguns instantes iremos dar início a mais um Chat do Portal Infonet.

16:02:23 [mediador] Este bate-papo tem o intuito de retirar as freqüentes dúvidas dos internautas que chegam a nossa redação. O debate desta tarde será sobre o tema Economia.

16:02:50 [mediador] O convidado de hoje que irá responder aos questionamentos dos internautas, é o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luiz Moura.

16:03:18 [mediador] Para participar do Chat basta clicar no campo ao lado: “Envie Sua Pergunta”.

16:03:47 [mediador] O tempo estimado para o Chat é de 40 minutos.

16:04:29 [mediador] Acompanhe, a partir de agora, o bate-papo com Luiz Moura.

16:04:46 [mediador] Internauta (Marta) Não entendo o que ocorre quando em uma semana o preço do leite sobe depois ele baixa. Você pode explicar o que provoca essa diferença em tão pouco tempo?

16:07:09 [LuizMoura] A formação de preço é motivado por diversos fatores monopólio, oferta e demanda e qualquer um desses fatores poderá haver alteração nos preços para mais ou para menos

16:07:26 [LuizMoura] Quando ocorre uma variação elevada num espaço curto de tempo pode ser um problema ocasionado por desabastecimento ou especulação. No caso especifico do leite nós temos tido problemas de oferta

16:08:06 [LuizMoura] onde o produto está tendo um crise de abastecimento e o preço tem variado bastante.

16:08:25 [mediador] Internauta (Carlos Eduardo) Com a crise do leite adulterado o preço do alimento deverá se manter mais baixo agora no fim do ano, já que o aumento que teve foi absurdo durante o ano?

16:10:38 [LuizMoura] Possa ser que haja queda de preço no leite longa vida onde a crise da adulteração foi maior. O leite tipo C, em saquinho, pode haver um aumento justamente pelo aumento da

16:10:48 [LuizMoura] procura. Tudo vai depender da oferta deste produto no mercado. Estamos vivendo uma entressafra e a falta de produto no mercado, por isso, o aumento.

16:11:17 [mediador] Internauta (Juliana Andrade) Como faço para economizar? Qual é o melhor tipo de aplicação para quem tem pouco dinheiro? Vale guardar uma parte do salário e colocar na poupança?

16:14:23 [LuizMoura] Claro que a quantidade da renda estará diretamente ligada a possibilidade de poupança, por mais avarento que seja uma pessoa se ela ganha salário mínimo dificilmente sobra

16:14:44 [LuizMoura] algo para economizar. Efetuando aqueles momentos de recebimento do 13º, férias e etc.

16:14:57 [LuizMoura] Pesquisa mostra que a grande maioria das pessoas vai utilizar o décimo para pagar divida outras para fazer pequenas reformas nas casas e apenas 2% fará algum tipo de poupança.

16:15:22 [mediador] Internauta (Flávia) A gente tem ouvido falar muito em investimento na bolsa de valores. Dizem que não é seguro, mas um monte de gente está começando a fazer esse tipo de aplicação. Já que você entende do assunto, você tem coragem de investir, ou investe em ações?

16:18:11 [LuizMoura] Sim. Comprei ações da Vale do Rio Doce e da Petrobras com dinheiro do FGTS. Que tem dado bom rendimento, vc tem razão bolsa é arriscado, não recomendo que as pessoas arrisquem toda sua poupança em investimento especulativo

16:18:46 [LuizMoura] Se pode ganhar muito como pode perder tudo. É preciso conhecer regras de mercado. A poupança tem baixo rendimento, mas tem um seguro para quem aplica até R$ 20 mil, mesmo que o banco quebre esse dinheiro está garantido.

16:18:57 [LuizMoura] E hoje o sergipano tem um bilhão e meio de reais na poupança.

16:19:20 [mediador] Internauta (Maciel Rodrigues) Ainda vale a pena comprar imóveis como forma de investimento?

16:22:05 [LuizMoura] Sim. Investir em imóveis é investir no longo prazo é um patrimônio que além do rendimento do aluguel vc pode ter um patrimônio para o resto da vida e a depender da localização poderá ter uma valorização próximo de outros tipos de aplicação financeira

16:22:19 [LuizMoura] Mas como todos os investimentos deve ter planejamento ao investir, procurar um bom bairro, uma boa vizinhança, imaginar para onde a cidade está crescendo e fazer o investimento. Ainda é um bom negócio.

16:22:45 [mediador] Internauta (Rubens) Quais as dicas que você dá para que a gente não fique pendurado com as compras de final de ano? Comprar a vista ainda é a melhor opção?

16:24:47 [LuizMoura] Comprar a prazo é um excelente negócio para bancos e financeiras. Toda vez que vc compra a prazo por traz desta compra tem uma financeira ou um banco que está te emprestando com juros extremamente elevados.

16:24:56 [LuizMoura] Então a menos que seja um caso de vida ou morte, um remédio, uma operação, uma cirurgia, é de bom tom vc não parcelar nenhum tipo de compra, mesmo aquelas que prometem juros zero.

16:25:07 [mediador] Internauta (João) Hoje, com mercado estabilizado e com ventos favoráveis abrir uma empresa é a melhor (ou até mesmo única) forma de se conseguir um alto rendimento com um investimento baixo?

16:28:33 [LuizMoura] Abrir empresa no Brasil continua sendo difícil em que pese ter diminuído os prazos de abertura de empresa com medidas da Junta Comercial, Sebrae, o Supersimples, facilitou a abertura de empresas, o problema é manter a empresa aberta.

16:29:12 [LuizMoura] No Brasil, o financiamento para micro e pequena empresa continua muito caro, com juros elevados. Muita vezes a pessoa sacrifica uma poupança, abre uma empresa, compra equipamentos

16:29:20 [LuizMoura] e fica sem capital de giro para mantê-la é por isso que metade das empresas não consegue sobreviver depois de um ou dois anos.

16:29:28 [mediador] Internauta (Saulo) Com a grande baixa do dólar uma pessoa física pode investir em moeda estrangeira? É viável esse tipo de investimento?

16:32:23 [LuizMoura] Qualquer pessoa pode se dirigir ao Banco do Brasil e comprar dólar, euro, principais moedas. Hoje eu não recomendaria o investimento nessas moedas, o Brasil se tornou um grande exportador e há um excesso de moedas estrangeiras

16:32:51 [LuizMoura] principalmente dólar no Banco Central. Por isso mesmo o Real tem se valorizado frente ao dólar. Mesmo para aquelas pessoas que planejam viajar é melhor comprar moeda americana na véspera da viagem, pôs ele poderá ter um pequena economia.

16:32:57 [mediador] Internauta (Raissa) Com um salário de 2000 reais é possível sair da lama? Qual o melhor método? Imóveis? Poupança? Abrir um negócio? Mega-sena? Obrigada!

16:36:18 [LuizMoura] Se vc ganha dois mil reais parabéns! Vc é um felizardo e faz parte dos 5% dos trabalhadores brasileiros que ganham acima disso. Isso mostra que o salário no Brasil são extremamente baixos.

16:36:29 [LuizMoura] Cerca de 90% dos trabalhadores ganham até quatro salários mínimos que é menos do que dois mil. Se vc é solteiro, mora na casa dos seus pais, desfrutando de uma boa mordomia familiar e tem esse rendimento, sem fazer esse esforço vc pode economizar sem precisar jogar na Mega-Sena.

16:36:41 [LuizMoura] Mas se vc é casado tem dois filhos tua mulher não trabalha e vc ganha isso, com certeza teu salário termina antes do mês e vc não tem condição alguma de poupar.

16:37:32 [mediador] Internauta (Alberto) Há muita conversa fiada do Governo ou os índices de emprego melhoraram nos últimos meses?

16:40:57 [LuizMoura] Melhoraram sim. Mas não melhoraram o suficiente para diminuir o elevado índice de desemprego do Brasil de forma significativa. A maior economia do país, São Paulo, tem cerca de um milhão e meio de desempregados, o Estado de Sergipe tem cerca de 180 mil desempregados

16:41:25 [LuizMoura] boa parte deles de 18 a 24 anos que vive o eterno dilema, não tem emprego porque não tem experiência e não tem experiência porque não tem emprego. A economia precisa voltar a crescer a taxas superiores a 5% para que vc diminua o desemprego.

16:41:36 [mediador] Internauta (Guedes) Qual investimento você faria hoje com 25 mil reais?

16:44:03 [LuizMoura] Colocaria na caderneta de poupança e procuraria, com calma, outras oportunidades de investimentos. Um terreno para construir uma casa, alguma grande oferta de ações, fazer parte de alguma empresa, mas o principal seria a poupança.

16:44:13 [LuizMoura] Ela não rende muito, mas serve como reserva de valor, como as oportunidades só surgem para quem tem dinheiro, quando aparecesse utilizaria esse recurso.

16:44:41 [mediador] Em virtude do grande número perguntas prorrogamos o chat para mais 20 minutos.

16:44:56 [mediador] Internauta (Luciano) Luiz, minha família tem dificuldades em gerenciar o dinheiro. Onde eu encontro profissionais que dão aula aulas de gerenciamento financeiro doméstico?

16:48:42 [LuizMoura] O brasileiro realmente tem dificuldade de gerir suas finanças e não precisa de escolas para isso. Basta ter bom senso, garanto que GBarbosa, Paes Mendonça, Bill Gates, não tomaram nenhuma aula de finanças, no entanto souberam sair de dificuldades e gerir suas economias.

16:49:07 [LuizMoura] Não precisa ser o avarento que fica economizando migalhas de pão, lembre-se sempre que vivemos numa sociedade de consumo onde o apelo ao consumo está presente no teu dia-a-dia. Resistir as esses apelos e viver dentro das suas possibilidades deve ser uma profissão de fé a ser seguida.

16:49:17 [LuizMoura] Só economiza com sacrifício

16:49:24 [mediador] Internauta (Rita) Porque especialistas em economia não fazem fortuna com seus rendimentos, somente com dinheiro dos outros?

16:52:20 [LuizMoura] Principalmente os economistas dificilmente seguem seus próprios conselhos. Talvez tenha muita competência para aconselhar sobre os recursos alheios e não conseguem gerir os seus próprios.

16:52:36 [LuizMoura] Hoje, os grandes economistas do Brasil que fizeram fortuna saíram do Banco Central ou do ministério do governo e foram assessora grandes bancos, grandes empresas, talvez até vendendo informações privilegiadas.

16:53:02 [LuizMoura] O maior economista da história, na minha opinião, Karl Marx, morreu na miséria e era pessoa que mais entendia da economia capitalista.

16:53:09 [mediador] Internauta (Roberta Santana) O relatório do IBGE sobre o PIB Brasileiro em 2005 apontou a manutenção da participação sergipana no PIB nacional em 0,6%. Isso é bom? Como poderia ser melhorado?

16:57:10 [LuizMoura] A participação do Estado de Sergipe no PIB brasileiro ta congelado 0,6 a 0,7% desde 1985. Isso é ruim, o PIB do Brasil cresceu a uma taxa medíocre de 2,7 a 2,9% ao ano neste período. Se Sergipe mantém 0,6% do PIB brasileiro, significa dizer que o PIB do Estado cresce a uma taxa muito próxima do Brasil, que é muito baixa.

16:57:40 [LuizMoura] A boa notícia é que, especificamente, em 2005, o PIB de Sergipe teve o sexto maior crescimento entre os Estados brasileiros 5,5%. Se ele mantiver essa taxa, nós dobraríamos o tamanho da economia sergipana que em 2005 foi de 13 bilhões de reais, em 20 anos.

16:57:47 [LuizMoura] A outra notícia boa é que a renda per capita de Sergipe continua a maior do Nordeste, mas mesmo assim é a metade da brasileira.

16:57:50 [mediador] Internauta (Caroline) Qual seria o valor de um salário mínimo justo?

16:59:44 [LuizMoura] O salário mínimo previsto na Constituição no artigo sétimo inciso quarto que deveria atender de forma decente o trabalhador e sua família no mês de outubro de 2007 deveria ser de R$ 1.700 reais. Cerca de quatro vezes e meio o salário mínimo vigente.

17:00:02 [mediador] Caros internautas, o Chat com o economista Luiz Moura está chegando ao fim. Agradecemos a participação de todos. Para finalizar gostaria de pedir ao nosso convidado para tecer seus últimos comentários.

17:02:12 [LuizMoura] Quero agradecer aos internautas as perguntas feitas colocar o DIEESE a disposição deles. Qualquer pergunta que não foi plenamente respondida favor enviar e-mail para luis@dieese.org.br. Agradecer a Infonet o convite e desejar a todos um bom Natal com muitas comprar e pouca economia, sem prestação e à vista.

17:02:43 [mediador] Termina agora o Chat sobre Economia do Portal Infonet. Até o próximo!

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais