CEF reduz taxa de juros para habitação e anuncia investimentos

Carlos Américo Santana
A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou redução de até 1% ao ano na taxa de juros para os financiamentos habitacionais com recursos da poupança. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 13, o gerente regional de Governo e Judicial em Sergipe, Carlos Américo Santana, falou também sobre as estimativas de investimentos do banco para 2008.

 

Ele explicou que a redução da taxa para financiamentos com recurso de poupança visa a atingir um público que atualmente busca esse tipo de serviço nos bancos privados. “O setor privado prática um juros anual de, em média, 11,5%. Com a redução, o mesmo financiamento na Caixa pode chegar a 8,66% ao ano”, explicou.

 

Esse é o valor mínimo disponível para os chamados clientes integrais da CEF, ou seja, aqueles que são correntistas e utilizam serviços como cheque especial e cartão de crédito. O financiamento com recurso de poupança pode ser utilizado por quem não tem conta de FGTS e também por quem já tem um imóvel e pretende financiar outro.

 

Dados e estimativas

 

Em 2007, a Caixa fez 12.957 empréstimos habitacionais em Sergipe, 15% a mais do que em 2006. Para 2008, o banco tem um orçamento habitacional de R$ 386.038.525, com previsão para beneficiar 15 mil famílias. De acordo com Santana, Sergipe tem o segundo maior volume de investimento na área habitacional, e é o primeiro do ranking se considerado valores percentuais.

 

Sobre os contratos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), o gerente explicou que no ano passado eles corresponderam a 4% dos empréstimos habitacionais sergipanos. “O volume tem diminuído porque o programa só atua em municípios com mais de 100 mil habitantes. Aqui em Sergipe são poucos e os terrenos estão ficando muito caros”, explica.

 

Apesar disso, em 2008, devem haver pelo menos dois empreendimentos do PAR em Sergipe. Para todo o país, a CEF orçou R$ 1 bilhão para o programa neste ano.


Por Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais