Banco Central projeta inflação de 6% no ano

A previsão do Banco Central para a inflação neste ano é de 6%, 1,4 ponto percentual acima da última projeção, segundo mostra o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta segunda, 25.
A estimativa está próxima do limite da meta, que é de 6,5%. O centro da meta de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,5% com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A estimativa do BC é elaborada com base em um cenário de referência, no qual a taxa básica de juros, a Selic, permanece no patamar de 12,25% ao ano e o dólar vale R$ 1,65. O Comitê de Política Monetária (Copom) já elevou a Selic em 0,5 ponto percentual em cada uma das reuniões realizadas neste ano.

O BC também divulgou a projeção de inflação de acordo com o cenário de mercado. Neste caso, toma como base a trajetória de estimativas para a taxa Selic e de câmbio constante nas pesquisas realizadas com analistas do setor privado. Nesse cenário, a previsão é também de inflação de 6%, 1,3 ponto percentual acima da projeção do relatório anterior.

Para 2009, a projeção tanto no cenário de referência quanto no de mercado é de inflação 4,7%. No relatório de março a estimativa do mercado para a inflação era de 4,8% e a de referência, 4,4%.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais