Sergipe é principal pólo de Fertilizantes

Sergipe já pode ser considerado como um dos principais pólos de fertilizantes do país. Com certeza é o primeiro e talvez o único do Nordeste. Somos produtores de nitrogenados (uréia) e cloreto de potássio (único do país e do hemisfério) e atualmente grande importador de fosfatados. Portanto, reunimos os três macronutrientes indispensáveis à elevação da produtividade agrícola.

Isso é perceptível quando se trafega pela BR-101, no trecho entre Pedra Branca e Rosário do Catete, onde é vista uma já expressiva concentração de empresas misturadoras, além é claro, da Fafen e da mineração do potássio.

É, disparadamente, o trecho mais congestionado da BR-101, em razão da enorme quantidade de caminhões e pessoas. Este é que é o grande problema. E possivelmente o maior entrave para o crescimento desse importante setor da economia sergipana. Urge, portanto, a duplicação da BR-101 e, em médio prazo, a modernização da ferrovia com a construção de um ramal ferroviário até o terminal portuário.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais