O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem, 1º, que o Banco do Brasil começou a antecipar a liberação de R$ 5 bilhões em crédito para a agricultura, afetada pela crise financeira internacional. “O banco antecipou o cronograma e está liberando mais crédito, remanejando recursos de alguns fundos para dar mais crédito para a agricultura”, declarou o ministro.
Antes da divulgação da medida, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) havia informado que a falta de crédito para o setor poderia causar queda na safra que se inicia, com agricultores plantando menos, ou até utilizando menos insumos.
A medida foi discutida em reunião da coordenação política do governo ontem. No encontro, o ministro enumerou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as providências para conter as restrições de crédito para determinados segmentos da economia brasileira. “O governo não está de braços cruzados. A determinação do presidente é que vamos dar sustentação para todos os investimentos”, declarou.
Mantega, no entanto, negou a elaboração de qualquer pacote. “Quem precisa de pacote são os Estados Unidos. Estamos apenas tomando medidas específicas para problemas específicos”, explicou.
Com informações da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B