Anuário do Sistema de Emprego e Renda lançado em Aracaju

Anuário foi lançado na manhã desta quarta-feira, 26 (Fotos: Portal Infonet)

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançaram na manhã desta quarta-feira, 26, no Aquários Hotel, o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. O objetivo é fornecer aos formuladores de políticas públicas, conhecimentos sobre o mercado de trabalho brasileiro.

A titular da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) em Sergipe, Celuta Krauss informou que o Anuário foi lançado em 17 capitais brasileiras.

“Trata-se de uma ação de disseminação das estatísticas do mercado de trabalho, essencial para a transparência e planejamento das gestões públicas e privadas. O Anuário retrata o mercado de trabalho no Brasil com bastante heterogeneidade. Isso em razão da diversidade de ocupação, algumas como proteção social, trabalhista e previdenciária. Outras ocupações ainda precárias, porque traz um desafio para os gestores elaborarem políticas públicas sobre o trabalho, emprego e renda”, esclarece lembrando que o Estado de Sergipe gerou em setembro de 2011, 4 mil 649 novos postos de trabalho.

Anuário

Celuta Krauss exibe os livrinhos do Anuário

O Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda é dividido em livros sobre Mercado de Trabalho, Intermediação da Mão de Obra, Seguro Desemprego, Qualificação Social e Profissional, Economia Solidária e Juventude.

“A idéia é que os livrinhos sirvam de parâmetros para a sociedade que queira informações sobre o Ministério do Trabalho e para o Governo elaborar políticas públicas no combate ao desemprego, desigualdade por sexo, desemprego entre os jovens, número de trabalhadores sem carteira assinada, pois aqui em Sergipe por exemplo, ainda temos muitos trabalhadores informais. E, os sindicatos poderão utilizar o Anuário na ação de reivindicar sobre salários, verificar quem mais emprega, quais os setores”, explica o economista do Dieese, Luis Moura.

Luis Moura: "Parâmetros para a sociedade"

Participaram do lançamento, representantes do Ministério Público, sindicalistas, da Secretaria do Trabalho e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais