Economista Paulo Guedes analisa crise econômica

Economista Paulo Guedes (Foto: Portal Infonet)

Percorrendo diversas capitais com a palestra ‘Perspectiva para a economia brasileira e internacional em 2012’, o renomado economista Paulo Guedes esteve em Aracaju nesta quinta-feira, 19, para uma cerimônia de lançamento de cursos na área de MBA. Em entrevista ao Portal Infonet, Paulo analisou o cenário econômico mundial e os efeitos da crise para o Brasil e estado de Sergipe.

Com um currículo extenso, Paulo Guedes, é PhD em Economia pela Universidade de Chicago, diretor-presidente do grupo financeiro BR Investimentos, membro do Conselho de Administração da Abril Educação e HSM Educação e fundador do Banco Pactual. Atualmente o economista é colunista semanal do jornal O Globo e escreve para a revista Época.

Sobre o cenário econômico mundial, Paulo Guedes avalia as causas das crises norte-americana e européia. “A economia dos países da Europa está em recesso. É como se eles estivessem obesos e precisassem de uma dieta urgente para voltar a ser saudável. Os bancos americanos exageram, financiam demais e trabalham de menos. Já os políticos da social democracia européia erraram e pagaram caro através de sindicalismos, aposentadorias, benefícios sociais e gastos públicos” explica.

Para o economista, o Brasil não está aproveitando o momento de crise internacional para crescer economicamente. “Além de melhorar a qualidade de suas políticas públicas, os país precisa fazer uma reforma fiscal e previdenciária. Temos que baixar impostos e principalmente, descentralizar os recursos para outros estados e municípios”, aconselha. “o Brasil tem que fazer muito mais pela economia, pois apesar de não estar diretamente envolvido, poderá sofrer os efeitos da crise”, completa.

Ao analisar os empréstimos de recursos oferecidos pelo Brasil a países em crise para minimizar os efeitos da crise econômica européia, Paulo Guedes demonstra preocupação. “Do ponto de vista político, medida está correta, pois reflete o peso do Brasil na economia mundial. Mas ao analisar o cenário econômico, sou contrário ao fato do país emprestar dinheiro. O governo precisa se preocupar em distribuir melhor sua renda e gastar recursos com setores como educação, segurança, saúde e moradia”, justifica.

Entre suas contextualizações, o economista destaca que os estados do Nordeste, sobretudo, Sergipe, estão sendo beneficiados com o novo cenário econômico. “Conheço muitos empresários que migraram para cá em busca de maiores lucros e oportunidades. Diversas empresas de grande porte estão se instalando aqui porque vêem no Estado um grande potencial empreendedor”, comenta.

Palestra

Paulo Guedes veio à Sergipe para ministrar a palestra de abertura da cerimônia de lançamento dos cursos de pós-graduação para executivos da Universidade Tiradentes. Ofertados pela em parceria com a HSM Educação, os cursos pretendem formar profissionais de alto desempenho capazes de lidar com as mais modernas técnicas de trabalho. Atualmente estão sendo ofertadas turmas para MBA em gestão empresarial e gestão de projetos.

Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais