![]() |
(Fotos: Carlovancy Andrade) |
Desde a última segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) recebeu a visita da consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Vera Bazzanella, para auditoria com a idéia de análise sobre a capacidade de gestão de investimentos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Dentre os critérios de análises ficaram em destaque os riscos dos investimentos. Pensando nisso, as equipes envolvidas no Prodetur foram analisadas detalhadamente, bem como o currículo de cada um dos seus representantes. A capacidade de gerenciamento do Estado em administrar o Programa também foi avaliada pela consultora, que fez entrevistas com média de duas horas, cada uma.
A consultora contratada do BID pontuou o caso de outros estados que também, através do PRODETUR, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, conseguiram evoluir seu quadro. No entanto, Vera Bazzanella destacou a importância de como saber lidar com o empréstimo de 100 milhões de dólares que serão disponibilizados para investimento na estrutura turística de Sergipe. "Essa avaliação (de risco) está abaixo da média dos estados avaliados, que são considerados de risco médio", avaliou.
De acordo com o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a visita da consultora do BID dá continuidade ao ritmo acelerado às tratativas do empréstimo do Prodetur junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. "Esse tema, inclusive, foi amplamente debatido na viagem que fizemos com o Governador Marcelo Déda a Washigton, diretamente com o diretor do banco, Luis Alberto Moreno", afirmou o secretário.
"A SETUR está relativamente estruturada para a implantação do Programa, no que se refere aos procedimentos avaliados, necessitando de fortalecimento em capacidades periféricas, específicas e pertinentes à execução do Programa", disse Vera Bazzanella, mostrando que, embora algumas melhorias precisem ser feitas, acredita que a Setur encontra-se em condições favoráveis para que o Programa seja efetivado.
Para Elber Batalha, a intenção é de que até outubro, o estado de Sergipe esteja finalizando as tratativas. "Essas obras, com certeza, serão um marco no turismo de Sergipe", destacou.
Fonte: Ascom/ Setur
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B