Sergipanos terão energia eólica a partir de julho

Marcelo Déda é recebido por representantes da Desenvix (Fotos: Portal Infonet)

O desembarque das seções da torre que comporão nove das 23 turbinas instaladas no Parque Eólico de Sergipe [Barra dos Coqueiros], foi acompanhado na tarde desta segunda-feira, 14, pelo governador Marcelo Déda (PT), diretores da empresa Desenvix [responsável pela instalação do empreendimento], secretários de estado e profissionais da imprensa.

Além das partes da torre, foram descarregadas do navio que chegou esta semana de Pequim, na China, ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa [no porto], equipamentos como pás e aerogeradores. O primeiro navio chegou à costa sergipana em março e nos próximos dias, chegará o terceiro com o restante das turbinas.

Segundo o governador Marcelo Déda, a Usina de Energia Eólica (UEE) Barra dos Coqueiros, que entrará em operação em julho de 2012, terá capacidade de 34, 5 megawats, produzidos por 23 aerogeradores.

Equipamento passou 45 dias para chegar ao Porto de Sergipe

“Teremos energia suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes a partir de julho, quando as primeiras torres começam a gerar energia elétrica a partir do vento que sopra no Estado de Sergipe e até agosto ou setembro, as 23 torres estarão completamente em operação, colocando Sergipe definitivamente no Século XXI na produção de energia limpa”, destaca acrescentando que a energia será contratada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica como energia de reserva para um prazo de 20 anos.

Parque

A usina está sendo instalada no Parque Eólico localizado numa área de 300 hectares no município de Barra dos Coqueiros. Cada um dos 23 aerogeradores do parque terá 100 metros de altura, performados por cinco seções com cerca de 20 metros de altura cada. Somente a torre pesa 295 toneladas e suportará o conjunto gerador que é acionado por três pás de 41 metros, conferindo 82 metros de diâmetro.

Torre no Parque Eólico

A obra que gera cerca de 300 empregos diretos, é executada pela companhia controladora Desenvix Energias Renováveis [integrante do Grupo Engevix], que entra com 88, 33% de participação. Segundo o presidente da empresa, José Antônio Sobrinho, a Usina de Energia Eólica Barra dos Coqueiros comercializou a energia no primeiro leilão exclusivo de energia eólica do Brasil. A Energen possui a outorga para implantar e operar o parque.

“No total foram vendidos 10 médios de energia e os critérios para a escolha de Sergipe para a instalação da usina, foram o potencial de ventos no local, o que garante uma produção de energia que torna o parque economicamente viável, além das facilidades logísticas em razão da proximidade com o porto da Barra dos Coqueiros, que recebe navios que transportam as turbinas eólicas, e ainda o fato de o local estar inserido no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial por meio da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise)”, explica.                                                                                                   

José Antônio Sobrinho dá explicações sobre o Parque Eólico

Por Aldaci de Souza                                                                                                              

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais