![]() |
Construção em alta (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção), revelou que o faturamento total deflacionado das vendas de materiais de construção, no país, apresentou recuo de 1% em abril deste ano, em relação ao mesmo mês de 2011. Comparando com o mês anterior (março/2012), a redução foi superior, apresentando queda de 11,3%.
Entretanto, na análise quadrimestral, houve crescimento no faturamento de 2,2%, em relação ao mesmo período de 2011. No que tange ao número de empregados na indústria de material de construção, houve expansão de 4,3%, em relação a abril de 2011. Comparado ao mês anterior, o nível de emprego foi praticamente estável, com leve alta de 0,1%.
Por segmento
Em abril deste ano, o faturamento deflacionado das vendas internas dos materiais básicos decresceu 3,2%, no comparativo anual. Em relação ao mês anterior (março/2012), o recuo foi de 9,9%. Na indústria de acabamento houve crescimento do faturamento, sendo 3% maior em relação ao mesmo mês do ano passado (abril/2011), e recuou de 13,8%, quando comparado com março último.
O nível de emprego, no quarto mês do ano, no segmento de produtos básicos e de acabamento para a construção, foi 4,2% e 4,3% superior, respectivamente, na comparação anual. Em relação ao mês anterior, o nível de emprego nos dois segmentos manteve-se praticamente estável.
A Abramat espera melhor resultado para a indústria de material de construção nos próximos meses, devido à continuidade de programas governamentais, como PAC e Minha Casa Minha Vida, às obras da copa do mundo, à redução dos juros, à maior disponibilidade de crédito imobiliário e às previsões de crescimento da economia brasileira.
Fonte: Ascom FIES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B