![]() |
(Foto: Ascom Detran) |
Obter o Documento Único de Arrecadação – DUA – para realizar o pagamento do Licenciamento Anual/IPVA ficou mais fácil. Em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG – e o Banese, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE – disponibilizou uma nova alternativa para os usuários a partir da impressão do DUA pelos caixas eletrônicos e guichês convencionais das agências.
Para se beneficiar com a novidade não precisa ser correntista do Banese. Se optar por imprimir o DUA no caixa eletrônico, o cliente deve teclar na opção “DETRAN” disponibilizada na tela inicial e depois selecionar “LICENCIAMENTO ANUAL /IPVA”. Em seguida, basta digitar o número do RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automores – do veículo a ser licenciado. Caso o usuário prefira se dirigir ao guichê do banco, o procedimento é semelhante. Sendo necessário apenas informar ao atendente o número do RENAVAM e, caso deseje, efetuar o pagamento no ato.
De acordo com o analista de sistemas do Detran/SE, Wilton Bispo Silva, a inovação faz parte do projeto de descentralização do atendimento. “Somente no ano de 2011, cerca de 92 mil pessoas vieram ao Detran para fazer o licenciamento do veículo. Este ano, somente nos primeiros dois meses de criação do Portal de Autoatendimento (www.detran.se.gov.br), mais de 30 mil licenciamentos foram efetuados pela internet. Essa nova alternativa de impressão do DUA pelo Banese demonstra a preocupação do diretor presidente do Detran, Bosco Costa, com o bem-estar dos usuários. A intenção é tornar o serviço o mais prático possível”, destaca Wilton.
No documento impresso pelo Banese é gerada uma linha digitável de código de barra, que também serve para que o usuário correntista do banco possa efetuar o pagamento por meio da opção débito em conta. O DUA traz ainda dados importantes que podem ser conferidos pelo cliente, como nome do proprietário, placa do veículo, tipo, marca/modelo, cor e a descrição das taxas.
É possível verificar também se o veículo possui ou não multas cadastradas, que aparecem de forma detalhada no DUA, identificando o tipo de infração, local, data e hora em que o ato infracional foi cometido. Por conta do tamanho reduzido do papel em que o documento é impresso, são especificadas no máximo quatro dados relativos a multas. O histórico completo de infrações pode ser visualizado no Portal de Autoatendimento ou nos pontos de atendimento do Detran/SE.
Após a quitação do Documento Único de Arrecadação o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos – CRLV – será enviado em até sete dias úteis para a residência do proprietário, no endereço registrado no Detran, por meio da modalidade dos Correios denominada ‘Carta Registrada’. O analista de sistemas do Detran alerta que esta modalidade não é indicada para quem deseja receber o CRLV antes desse prazo. “Se o veículo do cliente já estiver com o licenciamento vencido, é recomendável que ele procure um dos nossos pontos de atendimento ou o Portal de Autoatendimento para agilizar o processo”, conclui.
Fonte: Ascom Detran
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B