Projeto apresenta grãos adaptados ao semiárido

A ação acontecerá na terça-feira, 31. (Foto: Saulo Coelho/Embrapa)

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promove na terça-feira (31), em Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, dia de campo para apresentar cultivares e variedades de girassol, milho, feijão faséolos e feijão caupi para a Região Nordeste.

O evento acontece das 9 às 13 horas no perímetro irrigado Jacaré-Curituba para cerca de cem agricultores familiares, entre assentados do perímetro e membros da Cooperativa Regional de Assentados de Reforma Agrária do Alto Sertão de Sergipe (Cooprase).

O objetivo do encontro, segundo seu coordenador, o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Hélio Wilson de Carvalho, é divulgar as cultivares e variedades de girassol, milho, feijão faséolos e feijão caupi adaptadas às condições de chuvas escassas e altas temperaturas do Semiárido nordestino. Serão apresentadas cultivares e variedades de ciclo muito curto e tolerantes à seca, para aproveitar ao máximo o rápido período de chuvas na região.

A Petrobras Biocombustíveis (PBio), da qual a Embrapa é parceira em programa de produção de biodiesel junto a agricultores familiares organizados em Sergipe, apoia e tem participação efetiva no dia de campo. A estatal dá toda a assistência às associações e cooperativas familiares no plantio de culturas oleaginosas, como girassol, mamona e pinhão manso, e garante a compra da produção. As sementes para o plantio são de material desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa.

Participam do dia de campo, também, representantes das prefeituras de cidades do Alto Sertão, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Incra, Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), MST, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf ).

Fonte: Ascom Embrapa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais