|
Palestra do engenheiro Francisco Aragão (Foto: André Moreira) |
Os empresários da Construção Civil e Ceramistas já não precisam mais enviar os resíduos produzidos para outros estados, ou deixá-los fazendo volume nas áreas de fabricação. Essa foi a principal mensagem passada para esse público durante almoço promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), quando foi realizada a palestra do Engenheiro Civil Francisco Aragão, gerente operacional da Estre Ambiental em Sergipe.
Durante a palestra, ele fez uma detalhada apresentação da empresa, a maior do país e da América Latina em soluções ambientais; e dos trabalhos realizados pela unidade instalada em Rosário do Catete, que é mais que um aterro sanitário, pois se trata de um Centro de Gerenciamento de Resíduos. “Estamos preparados para receber todo o lixo produzido por esses dois setores”, frisou Francisco Aragão, lembrando ainda o fato de a Estre ser a única empresa em Sergipe legalizada, dentro das normas ambientais vigentes, para atuar como gestora de resíduos.
Dentre os presentes ao evento estava o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira; o presidente da Fies, Eduardo Prado; o presidente da Associação Comercial de Sergipe, Alexandre Porto; o ex-prefeito de Aracaju José Carlos Teixeira e o secretário de Estado da Tecnologia, Saumíneo Nascimento. A participação da Estre como palestrante no tradicional almoço da entidade foi resultado do trabalho de aproximação da empresa aos órgãos e instituições sergipanos, que vem sendo realizada pelo Gerente Comercial da Regional Nordeste, Frederico Lima.
Ainda no mês de julho, Frederico esteve reunido com o presidente da Fies, Eduardo Prado, que se mostrou preocupado com todos os aspectos que giram entorno do seu setor, a exemplo da responsabilidade social das indústrias instaladas em Sergipe, responsabilidade que passa, também, pela questão da proteção ao Meio Ambiente e da correta destinação do lixo produzido.
À época da visita, Eduardo Prado chegou a comentar que “o trabalho desenvolvido pela Estre coaduna com o realizado pela Fies. Estamos criando uma cultura do bom aproveitamento e reciclagem dos resíduos. Se conseguirmos tornar evidente ao empresário que a sobra ou resíduo não aproveitado pode representar prejuízo ou menor lucro, e que só depende dele promover saltos de qualidade no seu processo produtivo, podemos dizer que já teremos dado um grande passo”.
Um dos pontos apresentados por Francisco Aragão durante a palestra, e que se encaixa perfeitamente à necessidade dos empresários da Construção Civil e Ceramistas sergipanos é a unidade de tratamento de resíduos da Construção Civil e demolição. Essa unidade permite reutilizar entulhos e cascalhos produzidos pelo setor, pois esse material retorna como matéria-prima para diversos processos produtivos, como areia, britas e pedras.
Esse é apenas um dos benefícios que a Estre Ambiental pode proporcionar aos sergipanos. Estes benefícios já estão sendo sentidos por alguns clientes, a exemplo das indústrias ligadas à Petrobras e prefeituras da região do Vale do Cotinguiba, que já destinam todo seu lixo para o aterro do Centro de Gerenciamento de Resíduos de Rosário do Catete (CGR Rosário), em operação em Sergipe desde junho de 2011.
Os empresários participantes do almoço também conheceram a história da Estre: a empresa foi fundada em 1999, em São Paulo, atualmente opera também nos estados do Rio de Janeiro, Paraná (região metropolitana de Curitiba), Ceará, Alagoas, Piauí e Bahia, além de Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).
Por ser a maior empresa de soluções ambientais do país e da América Latina, possui sete mil funcionários; recebe diariamente 46 mil toneladas de resíduos e atende a quase quatro mil clientes dos setores público e privado. Por dia, mais de 22 milhões de pessoas são atendidas pela empresa no setor público.
Fonte: Assessoria Estre Ambiental/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B