Sinditextil: Trabalhadores podem ser demitidos

Reunião aconteceu no Ministério do Trabalho (Foto: Portal Infonet)

Uma reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe (Sinditextil) e da empresa Tavex Santista terminou sem avanços, e com a possibilidade de demissões de funcionários, segundo informou o representante do Sinditextil, Giseldo Santos.

A princípio, a proposta da empresa foi para que individualmente, ao longo de um período de 80 dias de trabalho, funcionários formado em grupos de cerca de 40 pessoas tivessem 20 dias de folga. Desse total, 5 dias a empresa colocaria em banco de horas, mais 5 em abono e 10 dias seriam dados como licença não remuneratória, sendo que mesmo assim a empresa não deixaria de pagar o salário dos trabalhadores. Essa proposta se deve a dificuldade que a empresa está tendo em manter a produção por falta de abastecimento de matéria-prima, vinda de São Paulo.

Já o sindicato propôs que, dos 20 dias de folga, a empresa abonasse 10 dias folga do trabalhador e os outros 10 dias iriam para o banco de horas, sendo que a empresa ainda se comprometeria a manter a instabilidade de todos os funcionários.

De acordo com o presidente do Sinditextil, Giseldo Santos, por conta do impasse, há a possibilidade de que cerca de 60 a 80 funcionários sejam demitidos já a partir da próxima semana. "A empresa não quis negociar a questão do reajuste de salário e a instabilidade do funcionário. Eles disseram que se não houvesse um acordo, demissões teriam que acontecer para tentar equilibrar a produção. Na segunda-feira, 8, haverá uma reunião com os funcionários da empresa, e quem vai me garantir que, ao aceitarm o que a empresa quer, eles iriam manter os funcionários na empresa?", questionou Giseldo, acrescentando que a empresa vai manter a redução da produção e que, por isso, haverá redução da quantidade de funcionários.

Ainda segundo Gilsedo Santos, assim como a empresa, o sindicato se coloca à disposição para voltar a negociar. Até o próximo sábado, 6, a Santista está paralisada e apenas retornará as atividades na próxima segunda-feira, 8.

Santista

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a empresa Santista para tentar falar com a gerente de Recursos Humanos Fabiana Barbosa, mas a informação passada por um funcionário foi que a gerente está em um treinamento externo e só deve retornar a empresa na segunda-feira. A Infonet continua à disposição da Santista para os devidos esclarecimentos pelo email jornalismo@infonet.com.br ou pelo número (79) 2106-8000.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais