Campanha ‘De Olho na Validade’ incentiva fiscalização

Procon ressalta que educação é o ponto de partida

A Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor e  o Procon/Sergipe assinaram o Termo de Cooperação Técnica juntamente com a Associação Sergipanas de Supermercados (Ases), para o lançamento da campanha educativa e promocional ‘De Olho na Validade’. O objetivo é tornar o consumidor um parceiro das redes supermercadistas, alertando as lojas quanto ao prazo de validade dos produtos. Em troca, aqueles que encontrarem produtos com data de validade expirada nas gôndolas dos supermercados participantes da campanha receberão um produto igual, gratuitamente.

De acordo com o diretor do Procon de São Paulo, Artur Góes, a educação é o ponto de partida para a conscientização de todos os envolvidos nessa relação, tanto consumidores quanto das redes supermercadistas e seus fornecedores. “Temos certeza que nenhum fornecedor quer vender seus produtos vencidos para a população, mas falhas acontecem”, afirma.  Segundo ele, a realização de campanhas educativas é fundamental para a melhoria desse diálogo, inclusive para diminuir o número de reclamações no Procon.

Embora a campanha só passe a vigorar em 30 dias, alguns supermercados já estão em processo adiantado de conscientização. “Nossas lojas já estão sendo preparadas para o início da campanha. Os colaboradores serão capacitados e estamos providenciando o material de comunicação com as informações da campanha educativa. É um programa que beneficia todas as partes, através do diálogo e da conscientização”, afirmou o gerente regional da rede de supermercados GBarbosa, Júlio Cézar de Oliveira.

O presidente da Ases, João Luiz Oliveira, acredita que todos os supermercados seguirão este exemplo. “Nós vamos intermediar a fiscalização buscando o aperfeiçoamento dos trabalhos. Todos os supermercados que aderirem à campanha terão uma forte comunicação interna em suas lojas, como o GBarbosa”, disse João. “Quando a população cobra cada vez mais seus direitos e se informa, passa a ser mais exigente, gerando ações positivas”, disse o secretário da Justiça, Cidadania e Defesa do Consumidor (Sejuc), Benedito Figueiredo.

Sergipe é o quinto estado a aderir à campanha, já existente em São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora do Procon em Sergipe, Gilza Brito, a tendência é a redução no número de reclamações. “São Paulo era o Estado com mais reclamações no Procon com relação aos produtos vencidos. E em apenas um ano esse número já reduziu bastante. Estamos muito felizes com a parceria”, disse.

Fonte: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais