Agricultores investem no cultivo de hortas em Lagarto

Famílias são beneficiadas com ação Foto: Ascom Emdagro)

Nada mais gratificante do que colher resultados positivos daquilo que se produz. Exemplo disso está materializado no trabalho desenvolvido pela equipe do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), no povoado Colônia Treze, em Lagarto, com a ação de incentivo ao cultivo de hortaliças através de hortas domésticas, escolares e comunitárias. Nesse trabalho, estão sendo beneficiadas 50 famílias de nove comunidades da região.

As hortas domésticas vêm contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos agricultores envolvidos, favorecendo, além de uma alimentação rica e saudável, um aumento da renda familiar já que algumas famílias comercializam seus produtos em feiras livres.

”Isso nos deixa muito motivada, porque quando analisamos resultados como esses que mostram o agricultor familiar produzindo, consumindo e comercializando alimentos saudáveis, nutritivos e colhidos em sua própria horta, destacando a prática da economia doméstica, percebemos que essa é uma ação é fruto de assistência técnica e extensão rural exitosa”, disse a técnica da Emdagro e coordenadora do trabalho, Marleide Andrade.

Segundo ela, as ações desenvolvidas, sob a orientação da nutricionaista Angélica Freitas, são baseadas em um planejamento participativo, ouvindo agricultores nas comunidades de forma a fixar uma metodologia de ação capaz de gerar indicadores de resultados satisfatórios. “No decorrer de todo processo de implantação das hortas, procuramos levar para as famílias assistidas não só orientações técnicas, mas também, a preocupação da Emdagro em demonstrar a importância de cultivar seus próprios alimentos”, frisou.

Entre outros instrumentos utilizados no processo de abordagem, recorreu-se ao acompanhamento sistematizado, demonstração de métodos (DM’s) e reuniões, evidenciando temas como: Segurança Alimentar; importância do cultivo de alimentos saudáveis livres de agroquímicos; aproveitamento integral e combate ao desperdício. Nesse sentido, a metodologia de trabalho adotada permitiu o afloramento da discussão com as famílias de agricultores em torno de políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, enfocando o desenvolvimento sustentável.

Sementes

Para o desenvolvimento do trabalho com hortaliças, o escritório da Emdagro da Colônia Treze recebeu, através da Divisão de Desenvolvimento Social e Territorial da Coordenadoria de Agricultura (Coagri), os quantitativos de 349 envelopes de hortaliças, sendo que 70 foram de alface, 30 de couve, 52 de cenoura, 47 de cebolinha, 50 repolho, 50 de salsa e 50 de tomate. As sementes foram distribuídas antes do inicio do período chuvoso deste ano.

Fonte: Ascom Emdagro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais