ITBI Digital proporcionará redução de 30% nas filas

Nilson Lima apresenta ITBI Digital à imprensa (Fotos: Portal Infonet)

A Prefeitura de Aracaju lançou, nesta quarta-feira, 27, o projeto ITBI Digital, tecnologia que permitirá maior intercâmbio entre a Secretaria da Fazenda do Município, os cartórios de registro de imóveis e instituições financeiras para agilizar o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a emissão da certidão de propriedade de imóveis, cuja transação será feita totalmente pela internet.

Com o mecanismo, conforme explicações do secretário Nilson Lima, da Fazenda do Município, o novo sistema acabará com riscos de fraude, reduzirá as filas em até 30%, assim como o prazo para a transmissão do imóvel e o risco será reduzido de 72h para 24h.

O secretário Nilson Lima fez a explanação sobre os novos procedimentos e informou que a PMA estará capacitando os cartórios para operacionalizar o sistema na perspectiva de colocá-lo em funcionamento de forma obrigatória nos próximos 30 dias. O prefeito João Alves, que estava na plateia acompanhando as explicações do secretário confessou que desconhecia o projeto, mas que confiava no novo sistema devido à competência técnica de toda a equipe da PMA.

Miguel Melo: projeto em aperfeiçoamento permanente

O sistema foi desenvolvido por uma empresa privada genuinamente sergipana, contratada pela Prefeitura de Aracaju no ano de 2010, ainda na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). “Vencemos o processo de licitação e passamos dois anos desenvolvendo o projeto para encontrar a melhor solução e ainda estamos aperfeiçoando a cada dia. Isto aqui é apenas a ponto do iceberg”, comenta o empresário Miguel Melo, idealizador do novo sistema.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais