![]() |
Fortur aprova Plano Polo dos Coqueirais (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os estudos ocorreram por um período de dois anos e, nesta sexta-feira, 19, foram concluídos com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Polo Costa dos Coqueirais. Durante o período de confecção, o plano foi amplamente debatido em audiências públicas e acabou aprovado no final da manhã pelo Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur), em sua 27ª reunião ordinária.
O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha Filho, encerrou a reunião comemorando. “Pela primeira vez, Sergipe tem um planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo no Estado”, considerou o secretário. Os trabalhos foram acompanhados por uma equipe técnica do Ministério do Turismo.
A representante do Ministério do Turismo, Miranice Lima, considerou que uma das maiores deficiências detectadas em todo o país é a ausência de dados turísticos. “Este é o grande problema e não é apenas de Sergipe, mas a partir deste estudo vai-se ajustando e melhorando”, considerou Miranice Lima, em entrevista ao Portal Infonet.
Polos
![]() |
Miranice Lima: ausência de dados turísticos |
O PDITS do Polo Costa dos Coqueirais foi revisado por uma empresa especializada que venceu o processo de licitação. A versão final do plano foi apresentada pela diretora da empresa, Isabel Borges, que destacou o potencial turístico de Sergipe, incluindo, entre tantos outros, os festejos juninos, o patrimônio arquitetônico e até mesmo as extintas tototós, as pequenas embarcações que poderão ser bem exploradas, na ótica de Isabel Borges.
Para a diretora da empresa, o Estado de Sergipe, apesar de apresentar alguns pontos preocupantes, apresenta um “bom índice de competitividade” no segmento.
O secretário Elber Batalha explicou que o Governo do Estado dividiu Sergipe em dois grandes polos para elaborar o PDITS. O Polo Velho Chico, cujo plano foi aprovado recentemente em reunião do Fortur ocorrida em Canindé do São Francisco, e o Polo Costa dos Coqueirais que acaba de ser aprovado.
![]() |
José Américo e Elber Batalha: otimismo |
Prefeitos e representantes de diversos segmentos sociais participaram da reunião ordinária do Fortur, ocorrida na Barra dos Coqueiros nesta sexta-feira, 19. O prefeito José Américo, do município de Propriá, saiu otimista da reunião. Ele informou que o município está buscando parcerias para execução de dois grandes projetos, avaliados em R$ 15 milhões.
O prefeito destaca como prioridades a execução dos projetos Parque Fluvial, que prevê a revitalização e urbanização da calha do Rio São Francisco, e o Pulmão Verde, que prevê a restauração da Lagoa do Zeca, que será transformada em área de esporte e lazer. “Estamos correndo em busca de parcerias com empresas e governo federal”, diz.
José Américo não esconde o otimismo com a aprovação do plano de desenvolvimento para o turismo sustentável. “Acreditamos que a partir do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável conseguiremos colher bons frutos”, considerou. “Não sei quais ainda, mas termos bons frutos, com certeza”, comentou.
Por Cássia Santana