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(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet) |
A Secretaria de Estado do Trabalho, através do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), diminuiu o tempo de emissão da Carteira do Trabalho de 30 para 10 dias. De acordo com o secretário, Lauro Seixas, a medida é mais uma ação que segue a determinação do Governador Marcelo Déda, em focar na melhoria do atendimento ao cidadão.
“Além de outros serviços, agora o NAT, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, emite Carteira de Trabalho em apenas dez dias, facilitando assim, cada vez mais a inserção do sergipano no mercado de trabalho. A intenção é transformar a Secretaria do Trabalho em Secretaria do Emprego”, declarou Lauro.
O NAT funciona como intermediário nas relações entre o trabalhador e o mercado de trabalho, encaminhando pessoas desempregadas para as vagas de emprego e oferecendo ao cidadão serviços gratuitos como cadastro e encaminhamento do trabalhador, emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego.
O grande desafio é captar um número de vagas cada vez maior e encaminhar as pessoas com o perfil adequado para preenchê-las, garantindo o aumento das convocações. Para isso, o NAT dispõe de equipes de atendimento interno e externo, para visitação às empresas, coordenadas pelo Setor de Atendimento ao Empregador (Captação de Vagas) de cada unidade. Para a aplicação dos testes e realização das entrevistas e dinâmicas de grupo, o NAT oferece às empresas auditórios e salas de reuniões, localizadas no Posto Matriz.
Como funciona?
Para realizar qualquer um dos serviços oferecidos pelo NAT basta se dirigir a uma das unidades do NAT no Estado com a documentação necessária. As empresas que precisam admitir trabalhadores também podem se dirigir diretamente a qualquer um dos postos, sendo disponibilizado, a custo zero, um banco de dados permanentemente atualizado (Sistema de Gestão de Ações de Emprego). Em 2012, mais de 10 mil trabalhadores sergipanos foram encaminhados para empresas através do NAT. Vale ressaltar que mais de 80% das empresas sergipanas são cadastradas no núcleo. Atualmente, existem cinco unidades do NAT na capital e 11 no interior:
– Farol Center: localizado na Av. Murilo Dantas, 881, Farolândia; Atendimento das 7h Às 13H;
-Rua do Turista: Rua Laranjeiras, 307, Centro; Atendimento das 7h15 às 17h45;
-Shopping Riomar: atendimento de segunda a sexta, das 7h15 às 17h45 e aos sábados, das 7h45 às 12h45;
-Sede do NAT: Localizado na Rua Riachuelo, 726, Centro; Funcionamento das 7h às 13H;
-Rodoviária Nova: Av Tancredo Neves, s/n, Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova); Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h15min às 17h45h e aos sábados das 7h15 às 12h45;
No interior do Estado existem postos nos municípios de Boquim, Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Laranjeiras, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias e Tobias Barreto.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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