|
População paralisou o trafego de veículos (Fotos: Portal Infonet) |
Os moradores do município de Carmópolis bloquearam a pista de acesso à cidade na manhã desta quinta-feira, 4. Segundo os moradores, o protesto é pelo corte de 80% dos royalties repassados ao município. A população era beneficiada através de programas sociais.
Muitos caminhoneiros ficaram parados na pista por causa da manifestação dos moradores de Carmópolis. Eles queimaram pneus na pista, impossibilitando a passagem de veículos na entrada de Carmópolis. O protesto começou por volta das 6h e segue durante toda a manhã.
Com faixas e vestidos de preto, os moradores reivindicam contra o corte dos royalties de Carmópolis. “Os royalties estão sendo divididos e o município de Carmópolis foi o mais prejudicado com a redução de cerca de R$ 2 milhões. O comércio estava falido nessa cidade e os royalties trouxeram prosperidade através dos programas sociais”, reclama o comerciante Paulo Roberto.
|
Morador afirma que população será prejudicada |
O comerciante explica que os programas sociais trouxeram desenvolvimento para o município incentivando o empreendedorismo. Segundo Paulo Roberto, os principais programas são Mão Amiga, Bolsa Aluguel e Bolsa universitária, além de cestas básicas. “Esses benefícios foram cortados e nem houve um aviso prévio informando a população”, afirma o comerciante.
A dona de casa Simone Santos é beneficiada com o programa Mão Amiga. Ela recebe o valor de R$ 140 por mês. “Esse benefício me ajudava muito, pois já pagava contas com esse valor e compro remédio para minha filha. Muita gente necessitada vai ser prejudicada”, lamenta.
Vereadores
|
Moradores recebiam benefícios |
Para apoiar a manifestação da população, vereadores do município de Carmópolis compareceram no ato apoiando as reivindicações. O vereador Luiz Guimarães (PSB) explica que a Prefeitura Municipal de Carmópolis recebeu o ofício informando sobre os cortes no dia 26 de junho.
“Não somos contra a divisão dos royalties, só queremos uma divisão honesta em que a população não seja prejudicada. Essa redução de 80% vai afetar muitos pais de famílias que eram beneficiados”, afirma o vereador.
Prefeitura de Carmópolis
A prefeita Esmeralda Cruz confirmou o corte de 80% dos Royalties através de uma decisão judicial. Segundo a prefeita, vários projetos sociais e de infraestrutura da prefeitura dependem desses recursos que foram cortados, sem nenhum aviso prévio. "Essa redução afeta diretamente a administração da prefeitura e como consequência a população, pois muitos projetos sociais serão cortados. Já entramos a justiça e vamos fazer tudo que for possível", afirma Esmeralda Cruz
|
Moradores protestaram com faixas |
Petrobras
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com assessoria de comunicação da Petrobras, mas até o momento a empresa não se pronunciou sobre a redução dos royalties.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna