|
Aula inaugural aconteceu no auditório do Senac (Fotos: Portal Infonet) |
Na tarde desta sexta-feira, 19, autoridades e comunidade compareceram à aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa. Em Aracaju, o programa promete oferecer a partir de agosto 200 vagas nos cursos de camareira e recepcionista em meio de hospedagem e agente de limpeza, aproveitando a oportunidade criada pelos megaeventos sediados pelo Brasil.
A solenidade aconteceu na unidade do Senac, na avenida Ivo do Prado, e foi conduzida pela professora Cristina Alcântara, do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cristina explica a proposta do Governo Federal sobre o projeto. “Neste ano, o Brasil recebeu alguns megaeventos, a exemplo da recente Copa das Confederações. Por causa disso, o Ministério do Turismo começou a se questionar sobre o que precisava mudar para que nosso país pudesse atrair mais turistas de dentro e de fora”, diz.
|
Cristina Alcântara ressalta importância dos megaeventos para o turismo |
A professora afirma que o programa se baseia em um receptivo de qualidade para os turistas, na promoção da imagem do país e na construção de um legado positivo. “A Copa do Mundo e outros eventos de grande porte estão vindo, e essas diretrizes são importantes para que o Brasil esteja preparado para oferecer o melhor aos turistas”, explica.
Aracaju
Segundo a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a proximidade entre Aracaju e as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 amplia o potencial turístico da capital sergipana. Em 2012, as 120 cidades que aderiram ao Pronatec Copa somaram 57 mil vagas inseridas nos eixos Turismo, Hospitalidade e Lazer. A meta para 2014 é que este número chegue a 240 mil.