|
Vários rizicultores compareceram à sede da Codevasf (Fotos: Portal Infonet) |
Rizicultores do perímetro irrigado do município de Pacatuba, se reuniram na manhã desta terça-feira, 30 na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Aracaju. Eles cobraram melhorias a exemplo da limpeza dos coletores, que estão cheios por conta do período chuvoso e a mudança no calendário do plantio.
“A irrigação em Pacatuba está muito ruim, as máquinas estão quebradas e nós vivemos da rizicultura, estamos tendo muitos prejuízos. Viemos aqui juntamente com o prefeito Alexandre Martins para cobrar melhorias”, destaca Wellington Barbosa.
Durante a reunião com o gerente de Irrigação da Codevasf, Ricardo Matos, o prefeito Alexandre Martins afirmou que os rizicultores de Pacatuba estão sem voz.
“A gente está aqui para resolver porque o representante do Conselho na região, não nos representa, Neguinho, como é conhecido é apenas um operador de máquinas, um atravessador e nós geograficamente estamos em uma situação de risco. Apesar de o município estar em uma parte mais baixa do que Ilha das Flores e Brejo Grande, vem sendo o mais prejudicado. Eu me comprometi a dar todo apoio aos rizicultores e vou levantar essa bandeira”, destaca Alexandre Martins.
|
Wellington e Francisco de Assis preocupados com os prejuízos |
“A Codevasf não pode interferir nessa questão do Conselho. A companhia dá um apoio logístico, como as máquinas”, responde o gerente de irrigação ressaltando que nessa terça-feira já foram tomadas as primeiras providências para atender à demanda dos agricultores de Pacatuba.
“Já foram iniciados os serviços de limpeza do riacho Serrão, o que irá promover o escoamento da água acumulada na barragem dos Poções. Estamos tentando antecipar essa limpeza para que a drenagem seja otimizada. Sobre o plantio, o calendário agrícola estabelece que ele seja iniciado em setembro. Mas os irrigantes têm autonomia para decidir e nossa intervenção só se dará caso haja conflito”, garante Ricardo Matos.
|
O gerente Ricardo Matos recebeu a comissão dos rizicultores |
Após a reunião na sede da Codevasf, ficou definida a realização de uma visita técnica nesta quarta-feira, 31, dos administradores do Distrito de Irrigação de Betume à região de Ponta de Areia, em Pacatuba, para definir uma solução.
Ricardo Martins disse ainda que no próximo dia 13 de julho será deflagrada a licitação para a reabilitação do sistema de drenagem dos perímetros irrigados Betume, Cotinguiba/Pindoba e Propriá. Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra será executada com recursos do programa Mais Irrigação. “É uma solução que irá resolver a contento a demanda dos agricultores”, acredita.
Por Aldaci de Souza com informações Ascom Codevasf