CVT do SergipeTec certifica jovens em áreas administivas

Jovens com o certificado (Fotos: SergipeTec)

Entusiasmo. Essa é a palavra-chave para definir o sentimento de aprendizado e novas perspectivas de conquista dos 110 alunos de Aracaju, que receberam na manhã da quinta-feira, 19, no Espaço Eccos do Bairro Bugio, os certificados de conclusão do curso de Rotinas Administrativas. A iniciativa é do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), desenvolvido pelo SergipeTec em convênio com a Petrobras através do Programa Desenvolvimento e Cidadania e também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

No evento, ainda foram certificados 60 jovens pela participação nos cursos de Informática Avançada e Pintor Imobiliário, inseridos no programa de Qualificação Profissional Novos Rumos da Seides. Para prestigiar aos alunos certificados, estavam presentes no encontro o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumínio Nascimento, o diretor-presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, e os representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira e da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Antônio Hora.

Mais que um trabalho social, o projeto CVT/SergipeTec desenvolve com amor e carinho cursos de qualificação a jovens de 18 a 29 anos que obtêm através dessa oportunidade, uma chance a mais de se inserir no mercado de trabalho. “O Governo de Sergipe negocia a chegada de empresas e indústrias, e com isso traz novas oportunidades de emprego. Contudo, é preciso que exista mão de obra qualificada e esses jovens depois de cursos de qualificação como este, estão capacitados para oferecer esse serviço de qualidade”, pontua o secretário da Sedetec, Saumínio Nascimento.

Oportunidade

Jovens durante a entrega do certificado

A jovem Daiane Oliveira de 23 anos, agradece a oportunidade e diz que esse é o primeiro de muitos cursos que pretende fazer. “Essa foi uma possibilidade que eu encontrei de conseguir me inserir no mercado de trabalho. Pretendo fazer outros cursos e sei que vou conseguir logo um emprego legal”, almeja a moradora do Bairro Bugio que recebeu seu certificado no curso de Rotinas Administrativas.

Com a mesma perspectiva de conquista de um emprego, o aluno de 18 anos, que reside na cidade de São Francisco percebeu no CVT a oportunidade de obeter maiores possibilidades para sua carreira profissional. “Vim para Aracaju no intuito de ter uma qualificação a mais. O curso de auxiliar administrativo será muito bem aproveitado por mim. Já faço outros cursos, mas, com este poderei seguir a carreira administrativa”, diz Edenilson Miqueias Santos da Silva.

Com um largo sorriso no rosto, a estudante Viviane Nascimento Araujo de 20 anos, também moradora da cidade de São Francisco, explica como ficou sabendo do curso. “Sempre estou em busca de cursos preparatórios, e pesquisando, descobrir esse de Rotinas Administrativas. Devemos correr atrás do melhor para o nosso futuro e pretendo alcançar uma posição no mercado de trabalho. Foram 10 encontros maravilhosos e a experiência vou levar para o resto da minha vida”, afirma a jovem.

Perfil profissional

Os alunos que passam pelos mais variados cursos do CVT/SergipeTec como, por exemplo, cursos de Informática, Inglês, Espanhol, Manutenção de Micro, Auxiliar Administrativo, Monitor de Turismo local, entre outros, são cadastrados no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

“O empregador estabelece um perfil profissional. Eles buscam pontuais qualificações, e isso podemos ter nesses alunos que passam por esses determinados cursos. Para esses jovens, a possibilidade de se inserir no mercado é muito maior”, revela o diretor do NAT, Antônio Hora.

O grande diferencial do projeto, segundo o coordenador Vitor Hugo Vaz, são as parcerias realizadas com a agricultura familiar, com secretarias estaduais e com as prefeituras onde o CVT atua. “Sem essas parcerias, não seria possível desenvolver as atividades. Procuramos os jovens, fomos às escolas públicas, fizemos pesquisas para saber as demandas de cada município, e acredito que essa iniciativa deu abrangência e visibilidade ao Projeto, que conta também com uma equipe qualificada”, conta Vitor Hugo.

Atuação de sucesso

Com mais de 2 anos de atuação, o CVT/SergipeTec está presente em 5 municípios (São Cristóvão, Indiaroba, Umbaúba, Aracaju e Carmópolis) e já atingiu mais de três mil alunos inscritos gratuitamente em vários cursos. De acordo com o diretor-presidente do SergipeTec, esse é um projeto vitorioso.

Fonte: Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais