Aposentados pedem auditoria no Sergipeprevidência

Ato no Palácio (Fotos: Portal Infonet)

Professores aposentados e pensionistas do Sintese realizaram um ato nesta terça-feira, dia 29, em frente ao Palácio de Despacho. A manifestação é pelo “rombo” na Previdência, cujo déficit é de R$ 700 milhões para o ano de 2014.

Na oportunidade, os professores irão entregar ao governador em exercício Jackson Barreto, um abaixo-assinado que foi coletado pelos professores no Centro da cidade no último dia 24.

A representante do Sintese, a professora Claudia Oliveira, diz que a categoria pede uma auditoria no órgão.“O abaixo assinado é para pedir a Jackson uma auditoria porque há um déficit para 2014 de R$ 700 milhões de reais. Esse abaixo-assinado foi colhido no centro da cidade justamente para chamar atenção para o que está acontecendo no órgão”.

Claudia Oliveira e Maria Luci apresentam o abaixo-assinado que será entregue

A professora aposentada Maria Luci Lima Santos diz que por conta do déficit, os aposentados e pensionistas estão sendo os mais prejudicados. “Esse rombo já não é de agora. Vão tomando dinheiro emprestado e não repõem. O aposentado que antes recebia no primeiro dia, agora recebe no ultimo dia do mês. Que se faça um leilão desses elefantes brancos para repor o fundo da previdência porque vai ter dias que não vamos ter dinheiro nem para comprar remédio”, afirma.

Além do governador, o abaixo-assinado deverá ser entregue a PGE, TCE e MPE.

Sergipeprevidência

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria do órgão que encaminhou nota.

"O déficit previdenciário é uma realidade que o Governo do Estado tem enfrentado nos últimos anos e, inclusive, tem se esforçado ao máximo para contornar essa situação. Há diversos fatores que contribuíram, e ainda contribuem, para o déficit, como por exemplo o aumento da expectativa de vida, a falta da cultura de um calculo atuarial, entre outros.

Sergipe não é o único Estado que vem enfrentando uma previdência deficitária, por isso, tem discutido com dirigentes de instituições previdenciárias de todo o país novas ferramentas que possibilitem o amortecimento do déficit, entre elas está a possibilidade de financiamento junto a organismos internacionais, também, a criação de uma loteria instantânea administrada pela Caixa Econômica Federal, cujos recursos sejam exclusivos para os Regimes Próprios de Previdência Social, os RPPS's. A primeira reunião do grupo de trabalho formado para discutir a captação de novas receitas aconteceu no início do mês de setembro, aqui mesmo em Aracaju. Além disso, o Governo de Sergipe, através do Sergipeprevidência, está executando diversas ações, a exemplo das revisões de benefícios, recadastramento previdenciário, incrementação do Módulo de Arrecadação, entre tantas outros recursos que visam o amortecimento do déficit previdenciário.

Por fim, o Sergipeprevidência está a disposição para receber a qualquer momento auditoria de órgãos de natureza interna e externa, e de contribuir com as informações necessárias dentro do que regimenta a Lei de transparência, que é de fundamental importância para o desenvolvimento dos serviços prestados pelo Governo aos aposentados, reformados e seus dependentes".

*A matéria foi alterada às 14h08 para acréscimo da nota do Sergipeprevidência

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais