|
Evento aconteceu na manhã desta quara-feira, 4 (Fotos: Portal Infonet) |
O governador Jackson Barreto (PMDB), participou de um café da manhã nesta quarta-feira, 4, com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE) e secretários de estado, no Radisson Hotel. Na ocasião, foram expostos detalhes da estratégia de desenvolvimento turístico, executada pelo Governo e a presidente da ABIH, Daniela Mesquita entregou uma pauta de reivindicações do segmento, a exemplo da segurança, divulgação turísticas e realização do Arraiá do Povo. Jackson anunciou que os festejos juninos na Orla começam dia 13 de junho.
“O nosso intuito é contribuir com as ações de governo e estamos à disposição para amadurecer ideias na busca de soluções conjuntas”, ressalta Daniela Mesquita.
O governador Jackson Barreto destacou a reinserção do estado de Sergipe nas ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) cuja previsão é da disponibilização de US$ 100 milhões para ações nos próximos quatro anos.
|
Daniela Mesquita, presidente da ABIH/SE |
“O retorno de Sergipe ao Prodetur é, sem dúvida, uma grande conquista, pois estávamos fora do programa há cerca de quatro anos. Temos um plano de investimentos e ações estratégicas que prevê a aplicação de cerca de 100 milhões de dólares para os próximos quatro anos, visando alavancar ainda mais a atividades no estado”, anuncia ressaltando que, desse montante, cerca de cinco milhões de dólares serão voltados às ações de promoção e marketing para vender o destino turístico Sergipe.
Ele informou que, entre os investimentos vinculados a esta operação, estão a construção da Orla de Canindé de São Francisco, obras em São Cristóvão e Brejo Grande, todas voltadas especificamente para dinamizar o fluxo turístico, dentre diversas outras em elaboração.
Festejos Juninos
Jackson Barreto anunciou a concessão de apoio à realização dos festejos em diversos municípios e na capital [R$ 400 mil para a realização do Forrócaju, através do Banese], além da realização do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, a partir do dia 13 de junho. “Teremos ainda, ações voltadas ao público da Copa do Mundo no mesmo período”, diz lembrando as reformas no Aeroporto de Aracaju, a segunda etapa da Orlinha do bairro Industrial e investimentos em rodovias.
Turismo
Segundo o secretário de Estado do Turismo, José Roberto Lima, os números de crescimento do setor apontam para o êxito das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas tanto pela iniciativa privada, quanto pelos entes governamentais na expansão da indústria do turismo em Sergipe.
Ele anunciou para junho, a inauguração do Cacique Chá, e a reforma do Centro de Turismo, que se somam as ações já realizadas pelo Governo para dinamizar os atrativos do Centro Histórico da capital.
“A isso se somam o Palácio Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente Sergipana, dentre outras ações que, sem dúvida, alavancarão ainda mais o turismo no Centro Histórico, e já funcionarão por ocasião da presença na Seleção Grega em nossa capital”, ressalta.
Segurança
O secretário adjunto da Segurança Pública, João Batista, falou sobre a importância do concurso da Polícia Militar, prevendo a incorporação inicial de 600 homens, devendo aumentar em 30% o efetivo da Companhia de Turismo (CPTur), responsável pelo policiamento específico voltado ao segmento na área da Orla de Atalaia.
“Isto nos trará um grande benefício, bem como a participação dos representantes do segmento com o registro efetivo das ocorrências envolvendo os turistas. É importantíssimo que se faça o boletim de ocorrência que, em caso de furto, pode ser realizado pela delegacia interativa no site da SSP e em caso de roubo, o turista não precisa perder um dia de praia para ir até à delegacia, pode mandar um representante para fazer o B.O.”, entende.
João Batista enfatizou ainda que no Orla da Atalaia existem muitos mendigos e moradores de rua. “Assim como as prostitutas, devem ser tratados como um problema social”, acredita acrescentando que a Federação do Comércio fez a doação de câmeras de segurança, qua auxiliarão no combate ao crime.
Ao final, a presidente da ABIH/SE agradeceu ao governador e auxiliares, as explicações. “Queremos agradecer pelos esclarecimentos e detalhamentos bem colocados, que vão de encontro às demandas da associação”, enaltece.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B