![]() |
Entidades empresariais se reuniram para discutir projeto de aumento do ICMS (Foto: arquivo Portal Infonet) |
Entidades empresariais definiram durante reunião na noite desta quinta-feira, 24, uma série de medidas para barrar o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), proposto em um Projeto de Lei de autoria do Executivo e enviado à Assembleia Legislativa.
A categoria pretende divulgar um documento explicando o porquê da posição contrária ao aumento e pedir uma audiência pública para debater o assunto na Assembleia Legislativa.
“Vamos criar um documento que será divulgado na imprensa e entregue à Assembleia Legislativa e ao Governador do Estado, informando que este é um momento inoportuno para o aumento da carga tributária e mostrando que esse é um problema para o empresariado e para a população, que vai pagar no aumento do produto o crescimento desses impostos. Também pretendemos fazer mobilizações para obter uma audiência na Assembleia Legislativa”, explica o presidente da Acese, Wladimir Torres.
Wladimir explica as consequências do aumento do ICMS. “O aumento prejudica o setor comerciário no tocante que aumenta os seus custos, influenciando os resultados da empresa. Sem falar que o preço do produto é repassado à população que vai pagar na ponta esse aumento”, detalha.
Ainda de acordo com o presidente da Acese, o aumento do ICMS pode provocar demissões no setor. “Com o aumento dos custos Brasil e da empresa, o empresariado busca fazer sua reestruturação. Já fizemos de tudo. Já reduzimos a margem de lucro, reduzimos energia, telefone, material de limpeza e o último caminho é a redução de funcionários, o que não queremos” destaca.
Projeto
Os projetos do Executivo com o aumento nas alíquotas traz índices variáveis que chegam até 29% dos produtos, serviços e bens de consumo, colocando somente em tributação estadual, quase um terço do valor dos produtos vendidos à população sergipana.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B