Prova de Redação da UFS pode trazer tema surpresa

Douglas Matheus vai tentar uma vaga no curso de Física
A tarde desta terça, 4, véspera da última e tão esperada prova do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a redação, é dedicada às famosas revisões. No caso da redação vale também especular: qual será o tema deste ano? Os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo estão sempre entre os mais cotados.

 

O estudante Douglas Matheus da Silva, que está na disputa por uma vaga no curso de Física Bacharelado, aposta nos temas aquecimento global e violência urbana. “O tema da violência está em alta por conta do filme ‘Tropa de Elite’ e o aquecimento global também tem sido bastante comentado”, reforça. “Apesar de que a Fundação Carlos Chagas [responsável pela elaboração das provas] sempre coloca um assunto diferente do que o que a gente espera”, acrescenta.

 

Crasso Batista diz estar preparado para qualquer tema
Já o estudante Crasso Batista aponta um tema bem diferente dos sugeridos por Douglas. Para ele o tema deste ano pode ser parecido com o do ano passado, imprensa, mas ele está apostando mesmo no tema da TV Digital. “Mas também se for outro tema eu estou bem preparado. Estou muito tranqüilo para fazer essa prova e sei que terei um bom resultado”, declara confiante.

 

Outro tema apontado pelos estudantes é referente à política, mais especificamente sobre a situação da Venezuala, que vem estampando diariamente os noticiários, ou sobre os escândalos de Brasília como o caso Renan Calheiros.

 

Quando questionado sobre o tema que acha que vai cair na prova, o professor de redação Almeida

Professor Almeida Júnior
Júnior, responsável pela revisão desta tarde do Pré-SEED, é enfático: “A gente não tem uma bola de cristão para adivinhar. Nenhum professor acerta”.

 

O que ele tenta fazer para preparar seus alunos é discutir em sala de aula os temas do dia a dia, porém reafirma a idéia do estudante Douglas de que podem vir surpresas pela frente. “A UFS tem inovado e só fará uma boa prova aquele que lê constantemente, pois ele terá capacidade de fazer sobre qualquer tema”.

 

Dicas

 

Apesar de não querer opinar sobre o provável tema, o professor Almeida Júnior, dá as dicas do que os vestibulandos devem ou não fazer na prova. “É preciso evitar a utilização da palavra ‘coisa’, o sentido conotativo e os chavões. Mas é preciso destacar que o que vai determinar é o conteúdo que ele tem para passar e a estrutura do texto”, ressalta.

 

Além da leitura, ele aponta a prática e o treino da escrita como um ponto forte. “As técnicas é um aspecto pequeno, conta cerca de 20%. Porém, a maior porcentagem vem da leitura e da prática”.


Caro Internauta, participe deixando a sua opínião sobre qual será o tema da Redaçao deste ano da UFS. Basta clicar no link abaixo “Comentar Matéria”.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais