Mudanças no Fies passam a valer ainda esse ano

Mudanças do Fies já foram publicadas
A portaria que estabelece alterações no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) foi publicada ontem, 1º, no Diário Oficial da União. O financiamento das mensalidades de cursos superiores oferecidos a estudantes atendidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) com bolsas parciais foi ampliado de 25% para 50%.

 

Com a mudança, os estudantes que já possuem 50% de desconto sobre o valor da mensalidade por causa das bolsas recebem ainda o direito de financiar o restante das parcelas cobradas pelas instituições de ensino. Além disso, a legislação define prioridades na distribuição de recursos do Fies. Em primeiro lugar estão os estudantes do Prouni.

 

Em seguida, aparecem aqueles que recebem bolsas complementares oferecidas pelas próprias instituições de ensino, principalmente os matriculados em cursos considerados prioritários: licenciaturas de química, física, matemática e biologia; engenharias; medicina; geologia e os cursos superiores de tecnologia.

 

Com as mudanças, o Fies passa a cobrir 100% dos custos do ensino superior assumidos por beneficiários do Prouni e por bolsistas das instituições matriculados em cursos prioritários ou avaliados com notas 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No caso de estudantes não-bolsistas que optarem pelos cursos prioritários, o percentual de financiamento é de 75%.

 

Para aqueles que optarem por outros cursos ou para bolsistas de cursos que se limitarem ao conceito 3 no Enade não há alteração no percentual anterior, que permanece em 50% do valor das mensalidades. As mudanças que entram em vigor no processo de seleção do segundo semestre desse ano.

 

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais