Estudantes apóiam São Cristóvão patrimônio mundial

Jovens se reúnem na praça que pode virar patrimônio da humanidade
Nesta terça-feira, 11, data em que se comemora o Dia do Estudante, São Cristóvão viu os alunos da rede pública daquele município realizarem uma grande mobilização em prol da candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade. Centenas de estudantes caminharam pelas ruas da cidade rumo ao local histórico, com faixas, cartazes e vontade de quem realmente quer ver sua cidade no roteiro mundial após a eleição da Unesco, marcada para junho de 2010.

De acordo com o coordenador do Comitê Pró-candidatura e um dos organizadores da caminhada de estudantes, Thiago Fragata, a mobilização para que a praça venha a ser reconhecida como patrimônio mundial começou no ano passado com a formação do comitê. Desde então, o grupo vem tentando conscientizar a comunidade sobre a importância desse reconhecimento histórico para a cidade de São Cristóvão.

“A juventude agora é o nosso foco. Os estudantes precisam saber mais sobre a importância histórica que tem a cidade de S. Cristóvão, especialmente a Praça São Francisco, que concorre a patrimônio mundial”, acredita Thiago Fragata.

Para Alex, é necessária uma educação ambiental e histórica
Ainda segundo ele, para que o local ganhe o título, a cidade precisa atender a pré-requisitos básicos de infraestrutura, por isso são necessário mais investimentos principalmente em saneamento básico. “O governador Marcelo Déda nos prometeu que fará o esgotamento sanitário em breve, mas precisamos que as melhorias sejam realizadas até fevereiro do próximo ano”, destaca o coordenador.

Para Sérgio Alex, vice-presidente da Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (Sahude), é necessária uma maior sensibilização da comunidade em cuidar do que existe na cidade. “Precisamos de uma melhor educação ambiental e história, principalmente entre os jovens. Só cuidando do nosso patrimônio arquitetônico podemos receber mais gente, caso a Praça vire mesmo patrimônio da humanidade”, diz Alex, reiterando que a cidade tem grandes possibilidades de levar esse título.

A deputada Estadual Ana Lúcia (PT), que compareceu à caminhada, também destacou a importância da recuperação de todo o patrimônio. “São Cristóvão é a memória viva da nossa cultura. É necessária a conservação total da cidade para que ela seja eleita patrimônio mundial. Também precisamos divulgar mais o município”, diz.

Após a caminhada, a festividade continuou na praça S. Francisco
Festa do Estudante

A caminhada organizada pela União Municipal dos Estudantes de São Cristóvão (Umesc) e o Comitê Pró-candidatura teve início na Praça da Bandeira e percorreu ruas da cidade história até chegar à Praça São Francisco. Na Festa do Estudante, como ficou conhecida a comemoração, os alunos receberam as bênçãos do padre Vagner, assistiram a um show musical, e participaram do sorteio de um computador, dentre outros brindes.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais