Nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, será aplicada nas escolas municipais de Aracaju a Provinha Brasil 2010/1. A prova terá 24 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas. O objetivo é verificar o nível de aprendizagem das crianças que cursam o 2º ano ou a 2ª série. Este é o terceiro ano que Aracaju participa da avaliação, que acontecerá em 37 unidades escolares, entre elas as escolas municipais de ensino fundamental Anísio Teixeira, Jaime Araújo e Florentino Menezes. Foto: AAN
As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação. As avaliações devem ser aplicadas em sala de aula e pelo próprio professor ou coordenador escolar, garantindo ao aluno maior conforto e segurança.
De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Antônia Arimatéia, a expectativa é de que 3.360 alunos, distribuídos em 132 turmas, façam a prova. “A meta do Governo Federal é fazer com que todas as crianças brasileiras cheguem aos oito anos de idade lendo e escrevendo com fluidez, daí o objetivo de identificar o nível de alfabetização dos alunos da rede municipal e fazer com que o professor saiba lidar com os resultados para qualificar o ensino”, ressalta a coordenadora.
A Provinha Brasil é dividida em duas fases. A partir da análise dos resultados das duas avaliações é possível ter noção do grau de aproveitamento do aluno em sala de aula e criar estratégias que tragam constantes melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. “Os professores participam do programa de formação continuada da rede municipal ‘Horas de Estudo” e recebem junto com a prova um kit pedagógico que serve para dar suporte durante as correções”, destaca Antônia.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B