Correios premia vencedores do concurso de redação

Os três estudantes vencedores da Fase Estadual do 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios, serão premiados nesta quarta-feira, 5, às 10h, em Tobias Barreto, e quinta-feira, 6, às 8h, em Aracaju.

A primeira colocada, Marielle Santos Freitas, estuda na Escola de Educação Básica Monsenhor José de Souza Santos, em Tobias Barreto, e receberá como prêmio um netbook e certificado. Hanne Silva Oliveira, segunda colocada e estudante do Colégio Pequeno Mundo, em Aracaju, e André Luiz Barbosa Santos, terceiro colocado e também estudante da Escola Monsenhor José de Souza Santos, de Tobias Barreto, serão agraciados com um aparelho de som portátil com CD, MP3 e Rádio AM/FM, cada, e certificados.

Todos os anos, estudantes de 9 a 15 anos da rede pública e privada de ensino participam do Concurso Internacional de Cartas. As inscrições são feitas pelas escolas após seleção interna — cada escola pode inscrever no máximo duas redações. O tema do concurso este ano foi “Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela”. A redação precisou ser redigida de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura), com mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.

As redações foram selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; ideias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

Participação

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual irá concorrer à fase nacional, realizada em Brasília. O vencedor da fase nacional ganhará um notebook com wireless, troféu e certificado, e irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2009, o concurso contou com a participação de quase 5 mil estudantes brasileiros. A vencedora da fase nacional foi a estudante Alanis Todeschini Marca, da Escola Internacional Everest, de Curitiba/PR. O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais