Petrobras e UFS inauguram laboratório para estudos em refino

No próximo dia 7 de maio, às 10h, a Petrobras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) inauguram o Laboratório de Catálise do Departamento de Engenharia Química. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o objetivo do projeto é o desenvolvimento de novas tecnologias de catalisadores para refino de frações pesadas de petróleo.

O evento conta com a presença do reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do gerente da Unidade de Negócio da Petrobras de Sergipe e Alagoas (UN SEAL), Eugenio Dezen.

Dentro do processo de refino, os sistemas catalíticos são utilizados para converter correntes de petróleo em produtos de alto valor agregado como combustíveis e insumos petroquímicos. No novo laboratório, vinculado à Rede Temática de Refino, pesquisadores do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e da universidade irão desenvolver estudos sobre craqueamento de frações pesadas de petróleo – processo de refino utilizado para aumentar a produção de gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP), chamado FCC (sigla em inglês para craqueamento catalítico de fluido).

Também será inaugurada a nova infraestrutura para síntese de catalisadores zeolíticos do laboratório, vinculada à Rede de Desenvolvimento de Catálise. Nesta área, serão realizados estudos para auxiliar na descoberta das zeólitas (principais componentes dos catalisadores de FCC) mais adequadas para o processo de craqueamento de frações pesadas de petróleo e sua produção de forma econômica e sustentável.

Com as novas instalações, pesquisas realizadas antes no exterior passam a ser desenvolvidas no país, atendendo melhor às demandas de avaliações de catalisadores da Petrobras.

Sobre as Redes Temáticas

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com 80 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia. Os investimentos possibilitam às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores e recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse.


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais