As Bibliotecas públicas de todo o país têm até o dia 25 de Junho para se cadastrarem no programa de “Telecentros Comunitários”, uma parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e das Comunicações (MC). A iniciativa faz parte do Programa da Inclusão Digital do Governo Federal e visa diminuir o número de brasileiros sem acesso à internet.
O acordo entre os dois ministérios propõe que todas as bibliotecas públicas municipais implantadas ou modernizadas pelo MinC, através do Programa Mais Cultura, além daquelas que se cadastrarem a partir de agora, recebam um kit de instalação do telecentro comunitário com 11 computadores conectados com internet banda larga. Através desse mesmo programa, já foram entregues 7 mil telecentros para 5.480 municípios, que corresponde a 98,25% das cidades brasileiras.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério da Cultura, cerca de 45% dos estabelecimentos não possuem computador com internet e 420 cidades brasileiras não possuem bibliotecas. Para receber o benefício, as prefeituras municipais devem disponibilizar um espaço físico dentro das bibliotecas para a instalação dos equipamentos e de monitores para atendimento ao público.
As prefeituras interessadas em participar do programa devem realizar o cadastro através do site do Ministério das Comunicações, neste endereço. Para obter mais informações entrar em contato com a assessoria da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, Neila Baldi, pelos números (61) 2024-2630/2628.
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