A Comissão Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (PNRGE) em Sergipe pré-classificou oito escolas das 18 que já haviam sido selecionadas para serem submetidas a uma nova avaliação. Esta última avaliação escolherá as três finalistas.
Todo o trabalho de organização do Prêmio Nacional de Gestão Escolar em Sergipe está sob a competência da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Fundação Roberto Marinho e Unesco.
Inscreveram-se para a 10ª edição do prêmio, ano base de 2009, 170 unidades de ensino. Desse total, 162 foram da rede estadual e oito da rede municipal. Durante o mês de junho essas escolas passaram por uma primeira avaliação, quando foram pré-selecionados 18 estabelecimentos. Num segundo momento, em julho, a equipe classificou oito unidades escolares, que serão submetidas à nova avaliação, com visitas às unidades, para escolher as três finalistas do concurso.
Os critérios para o processo de seleção atenderam aos indicadores estabelecidos no manual de autoavaliação do PNRGE, dentre os quais se destacam a elevação dos resultados de desempenho internos e externos, visão compartilhada, monitoramento da aprendizagem, planejamento participativo, inovação pedagógica e integração escola – comunidade. A Comissão Avaliadora é composta por representantes da UNDIME, RENAGESTE, SEAD, ASPLAN, CQP, CEE CREESE.
Durante os encontros da comissão avaliadora e da equipe de organização do prêmio, os trabalhos apresentados pelas escolas foram analisados de forma simultânea e criteriosa, utilizando-se de formulários elaborados previamente por normas que regimentam o PNRGE, resultando na classificação das oito unidades que mais se destacaram nas suas práticas pedagógicas, as quais serão visitadas pela comissão avaliadora, culminando no resultado das três finalistas.
De acordo com a coordenadora do Prêmio Nacional de Referência em gestão escolar, Maria Gerinalda, a cada ano é observado um aumento no número de escolas que se inscrevem para participar do concurso. É o que aconteceu anos 2008 e 2009, quando foi observado um crescimento de mais de 100%. “Para a edição do prêmio em 2008, inscreveram-se 80 escolas. Já para a edição de 2009, foram inscritas 170 unidades de ensino”, informou Maria Gerinalda.
A unidade de ensino contemplada com o 1º lugar será premiada com viagem aos Estados Unidos para intercâmbio de experiências, patrocinada pela Embaixada Americana, em parceria com o CONSED, Fundação Roberto Marinho, UNDIME, e representação da UNESCO no Brasil, certificado e troféu de Liderança em Gestão Escolar. Os 2º e 3º lugares serão premiados com viagem para intercâmbio no Brasil, patrocinada pela Secretaria de Estado da Educação, certificado e troféu. As demais escolas inscritas receberão certificado de participação.
Fonte: Ascom/SEED
Comentários