Cansados de esperar pelas promessas da administração municipal de Itabaianinha, os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 9. Dentre as principais reivindicações da categoria estão a implementação do Piso Salarial Profissional do Magistério, melhorias na estrutura escolar, como transporte dos professores, e merenda escolar.
A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), manifesta apoio integral à greve dos professores de Itabaianinha, e está presente em todas as atividades da categoria. De acordo com o presidente da CUT/SE, Rubens Marques, os educadores do município estão enfrentando um luta por melhorias nas condições de trabalho.
“A CUT/SE acompanha a luta dos trabalhadores em todas as áreas, e a educação é uma delas. O município de Itabaianinha tem um histórico de negligenciar os direitos dos servidores. Lá é comum os professores e servidores ficarem três meses sem receber salário. Isso não pode ser aceitando sem enfrentamento. Todos os trabalhadores e trabalhadoras de Sergipe têm direito de receber seus salários em dia, e a CUT/SE está junto nessa luta”, afirmou Marques.
Segundo os professores municipais de Itabaianinha, a Prefeitura não paga o Piso Salarial Profissional do Magistério, apesar da lei federal está em vigor há dois anos. Além disso, a categoria denuncia que no início do ano, o prefeito do município reduziu a gratificação por atividades em Regência de Classe em 30%. Outra reivindicação dos educadores é com relação ao transporte, que é diagnosticado como ruim e que coloca em risco as vidas dos docentes.
“Os professores de Itabaianinha recebem um dos piores salários da região sul, perdendo inclusive para cidades menores como Arauá, Tomar do Geru, Umbaúba, Indiaroba e Cristinápolis. Cansados da falta de compromisso, os professores de Itabaianinha decretam a primeira greve por tempo indeterminado do magistério do município”, considerou Rubens Marques. O início da greve será com um ato público em frente a Prefeitura de Itabaianinha, na segunda-feira, 9, às 8h.
Com informações da CUT/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B