13 deputados com Déda. Será prá valer?

Finalmente, depois de vários adiamentos aconteceu na última segunda-feira o encontro do governador Marcelo Déda com  a bancada que lhe apoia na Assembleia Legislativa. Não foi um almoço, mas um jantar regado a muita conversa e o atual momento administrativo e político. Estavam presentes doze deputados. Presentes 12 deputados estaduais.

Depois da eleição para a futura Mesa Diretora da Assembleia que culminou com a ruptura política entre o grupo de Déda e dos irmãos Amorim o governador iniciou um processo de reconstrução de sua base no legislativo.

No episódio, nove deputados não aceitaram a antecipação. Foram eles: Conceição, Ana Lúcia, Garibalde, Gualberto, Gustinho, Jeferson, João Daniel, Luiz Mitidieri e Zezinho.

De lá para cá o governador mostrou que não assimilou bem todo o processo. E teve algumas atitudes estranhas. Por exemplo, mesmo avaliando o episódio como traição, reconsiderou o voto de Adelson Barreto e tornou sem efeito todos os decretos governamentais que exoneram os cargos comissionados indicados por ele. E o mais estranho é que Adelson Barreto será o primeiro secretário na futura Mesa Diretora. Mostrando incoerência não tratou da mesma forma a deputada Maria Mendonça, que tinha assumido a palavra com Angélica. E numa manobra preparada pelas lideranças do PMDB foi para em busca do “colo” do prefeito que mais o criticou nos últimos anos, Luciano Bispo, de Itabaiana.

A bancada dos 13 deputados – Além  dos doze já citados acima estavam presentes no jantar Adelson Barreto, Arnaldo Bispo e Paulinho das Varzinhas. Além deles o governo conta também com o voto do deputado Zé Franco, que segundo informações, não estava presente por conta de um problema de saúde de um familiar.

A pergunta que não quer calar é: será que o governador realmente conta com os 13 votos? Será que, por exemplo, a deputada Ana Lúcia não vai se rebelar por conta do episódio da greve dos professores?

E Adelson Barreto seguirá mesmo as orientações do governador ou do grupo Amorim? E Paulinho das Varzinhas, que em Laranjeiras seu grupo não tem o apoio do governo?

Aproxima-se o recesso legislativo e nas últimas sessões serão votados vários projetos do governo. Será o primeiro teste para o governador Marcelo Déda testar sua “nova” bancada.

Ou o governador Marcelo Déda ficará feliz com sua “nova” bancada ou aumentará de uma vez por todas seu trauma com o legislativo.

Façam suas apostas.

Metamorfose petista  I  
De origem grega, esse vocábulo significa mudança, transformação. Pois é justamente o que está acontecendo, há algum tempo, com o PT – Partido dos Trabalhadores: um processo de mudança que, infelizmente, é para piorar. A noção de mudança é a de que ela só é benéfica se for para melhor. Isso vale para qualquer setor da atividade humana.

Metamorfose petista II
Fundado no final da década de 70, o PT caracterizou-se pelo fato de ter sido o único partido político brasileiro a ser criado de baixo para cima, e não de cima para baixo. Sob a liderança de Lula, a nova agremiação, com base na defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores, ao tempo em que lutava pela defesa intransigente da democracia, colocava, sempre, a ética em primeiro lugar. O comportamento dos seus dirigentes e militantes fazia a diferença, com relação aos demais partidos políticos. As decisões, no âmbito partidário, eram sempre decididas depois de exaustivos debates, pelo único processo cabível: na base do voto.

Metamorfose petista III
O caminho defendido pela maioria era seguido por todos. Infelizmente, porém, a partir de um determinado momento, tudo se transformou. A ideologia, que fascinava os cidadãos, dos mais jovens aos mais experientes, dos trabalhadores simples aos intelectuais, aos poucos foi sendo deixada de lado, para facilitar a chegada do partido ao poder, o que de fato ocorreu. O PT metamorfoseou-se.Mudou, transformou-se.

Metamorfose petista IV
E no momento atual, o país assiste a  uma estratégia política ditada por apenas uma pessoa, o ex-presidente Lula, em detrimento das posições tomadas em caráter regional. O caso de São Paulo é ficará marcado na história do partido. Marta Suplicy foi preterida pelo ex-ministro Haddad, o queridinho de plantão de Lula. Para isso o partido sofre defecções de todas as partes. A aliança com Maluf em São Paulo era algo imaginável para muitos petistas. E muitos não vão engolir calados, não participarão das campanhas, inconformados com a nova ordem que, estranhamente, trafega na contramão do modo petista de fazer política e, naturalmente, de governar.

PSB no mesmo caminho do PT
E pelas declarações do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao receber a decisão da deputada Luiza Erundina de não compor mais a chapa com Haddad, está claro que o partido está seguindo a mesma linha do PT, não importando as composições.

Luíza Erundina: Nordestina que “peitou” os vereadores quando prefeita de SP
Só para lembrar os mais jovens: Luíza Erundina foi prefeita de São de 1889 a 1993, pelo PT. Paraibana fez grandes mudanças sociais e não realizou mais porque foi a única prefeita que teve a coragem de “peitar” os vereadores e não aceitou o apoio da maioria em troca de barganhas. Administrou sem maioria, mas não vendeu sua dignidade.

Canindé: Chapa apoiada por Orladinho foi definida no final de semana
Depois de idas e vindas, foi definida a chapa que será apoiada pelo prefeito de Canindé do São Francisco, Orlandinho Andrade. O candidato será o empresário Ednaldo da Farmácia e o candidato à reeleição a vice-prefeito será Marcondes Marinho. Ambos são do PSC e devem enfrentar o deputado federal pastor Heleno (PRB) que será o candidato da oposição.

Banese anuncia redução, mas gerentes não são informados
Na última sexta-feira, 15, através de release, a diretoria do Banese anunciou nova redução de juros e ampliação do prazo e limite de crédito imobiliário. Pela matéria a medida entraria em vigor na última segunda-feira, 18.  Ontem, 19, o blog entrou em contato com um gerente que disse não ter sido informado ainda sobre as novas taxas. E no simulador do site do Banese também as mudanças não aparecem. Com a palavra a diretória do banco.

Bom senso
É assim que se deve classificar a posição assumida pelo prefeito Edvaldo Nogueira no tocante às reivindicações dos comerciantes de parte do centro da capital sergipana, possibilitando a entrada em vigor nos próximos dias das novas regras do trânsito no que diz respeito a áreas de estacionamento. Ficou acordado que os veículos poderão estacionar, das 09.00 às 16.00 horas, em um dos lados das ruas.

Modificações
Esse pedido, resultante da mobilização de comerciantes e de suas respectivas entidades de classe, foi muito bem recebido pelos proprietários de lojas do centro de Aracaju (ruas Capela, Arauá e Geru). A medida foi aplaudida pelos vereadores e é claro que também foi recebida de forma positiva pelos condutores de veículos. Bola branca para o prefeito Edvaldo, que procedeu de forma equilibrada, ouvindo todas as partes envolvidas no problema. Por fim, vale salientar que a mobilidade urbana não chegou a ser afetada. Cabe, porém, a observação dos resultados que redundarão das novas modificações implementadas.

Inaugurações na sexta-feira,22
O governador Marcelo Déda tem uma extensa agenda nesta sexta-feira, 22. Participará de inaugurações em Arauá e Umbaúba. Entre as inaugurações em Umbaúba uma clinica de saúde da família e o mercado de carnes brancas. Umbaúba será um dos poucos municípios de Sergipe que venderá carnes de acordo com o que a vigilância sanitária exige, com dois modernos mercados, um de carnes vermelhas e outro de carnes brancas.

Rodovia Umbaúba/Indiaroba
Outra importante inauguração será a pavimentação da rodovia SE-488, de Umbaúba/Indiaroba até a BR-101. Uma obra que será importante para o comércio da região e também para o turismo. Um sonho antigo das duas comunidades.

Insegurança em Neópolis e Santana do São Francisco
No dia 17 de maio a Justiça (através da juíza Rosivan Machado da Silva) determinou que o Estado aumente o efetivo policial nas cidades de Neópolis e Santana do São Francisco, com base numa ação movida pelo Ministério Público Estadual. A decisão deu um prazo de 120 dias, sob pena diária de R$ 1 mil e que sejam disponibilizados no mínimo 8 policiais militares para cada uma das delegacias, 1 escrivão e 10 agentes para Neópolis e 1 escrivão e 4 agentes para Santana do São Francisco. Determinou também o envio de novas viaturas para as duas delegacias e que no mínimo 5 policiais militares sejam lotados por plantão.

Em Neópolis criminalidade é assustadora
Segundo relato de moradores de Neópolis a criminalidade aumentou muito nas últimas semanas. No último final de semana foram mais três roubos de motocicletas  com o agravante de que em um deles o assaltante disse à vítima que "quem manda na região somos nós". É esperar que a SSP providencie o contingente para os dois municípios o mais rápido possível e não espere os 120 dias do prazo dado pela Justiça

Blog recebe informações de todo o Estado
Quem acompanha este espaço há seis anos sabe como ele sempre foi aberto a todos os tipos de criticas. Por isso conquistou leitores em todos os Estados. Lamentavelmente em alguns municípios alguns colegas de imprensa estão à serviço do prefeito de plantão e ao invés de contestarem as criticas, tentam colocar sob suspeição este espaço.  O blog continuará publicando denúncias e mostrando o que acontece em todos os municípios. Independente dos interesses políticos de alguns colegas da imprensa.

Encontro do PSD
Será às 9 h desta quarta feira (20) o encontro estadual do Partido Social Democrático – PSD reunindo os integrantes dos diretórios municipais do partido em todo estado.O evento será realizado no auditório do Hotel Aquarius, em Aracaju, quando serão tratados diversos aspectos da legislação eleitoral visando as eleições deste ano.O PSD tem diretórios constituídos em 73 municípios e pretende lançar candidatos a prefeito em cerca de 20 cidades, além de candidatos a vice-prefeito e vereadores.

Táxi lotação clandestino na Atalaia e Coroa do Meio. Cadê a SMTT?
O blog vem recebendo diversas denúncias de moradores de dezenas de táxis clandestinos que estão circulando livremente pela Atalaia e Coroa do Meio. Não é somente um problema econômico, já que concorre com os táxis legalizados, mas também é um problema de segurança, pois são carros antigos e motoristas irresponsáveis e despreparados.

Acidente com um clandestino
Recentemente houve um acidente na Avenida Mário Jorge com um desses táxis, o motorista não deu assistência aos passageiros e foi discutir com o outro motorista. As imprudências são várias: ultrapassagem em local proibido, passar no sinal fechado, frear sem sinalizar para pegar passageiros, alta velocidade, dentre outras barbaridades.

Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas
Com o objetivo de fortalecer ainda mais as manifestações populares do nosso Estado, o Governo de Sergipe, através da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) lança o Edital do Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe – Edição Centenário Luiz Gonzaga.

Inscrições
O edital irá reconhecer e premiar, por meio de apoio financeiro, as quadrilhas juninas que se destacarem na manutenção, difusão e fortalecimento desta importante manifestação durante o ciclo junino do ano de 2012. As inscrições serão abertas no dia 26 de julho. Ao todo, serão distribuídos R$ 80 mil em prêmios. Acesse o www.divirta.se.gov.br e confira o edital completo.

Itabaiana: um canteiro de obras paradas I
O jornal Correio de Sergipe do último domingo publicou uma matéria especial mostrando que no município de Itabaiana diversas obras estão paralisadas. Além disso servidores estão com os salários atrasados.

Itabaiana: um canteiro de obras paradas II
Entre as obras citadas na matéria as do frigorifico, escola, pórtico e calçamento de diversas ruas. Segundo o vereador Valmir de Francisquinho (PR) apenas quatro ruas foram calçadas em três anos e meio. “A paralisação se deve ao não pagamento do município. Enquanto não houvesse esse pagamento, as obras não seriam entregues” foi a informação recebida pelo vereador de um dos responsáveis pela obra. Detalhe: as obras foram iniciadas na gestão de Maria Mendonça.

Escola de Esportes Professor Kardec
A convite do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, conheceu na manhã de ontem, 19, as instalações da Escola de Esportes Professor Kardec. A unidade situada no bairro Santa Maria, em Aracaju, consiste num espaço de promoção do acesso e iniciação à prática de diversas modalidades esportivas e acompanhamento do público beneficiado.

Grandeza
Na oportunidade, o conselheiro percorreu toda a estrutura da unidade, cumprimentando funcionários, alunos e professores. "Eu não sabia que existiam instalações desse porte para atendimento num bairro pobre como o Santa Maria. Aqui, as crianças são educadas através do esporte, sendo tiradas de vícios que às vezes acometem a sociedade. É de uma grandeza transcendental instituições como essa", ressaltou o conselheiro.

Impacto social
De acordo com o secretário, esta é a primeira Escola de Esportes do país. "Estamos causando um grande impacto com 500 famílias beneficiadas, crianças que estão desenvolvendo a área esportiva no contraturno. É uma escola que vem revolucionar e ser referência para o Brasil. Para nós é uma alegria muito grande o presidente do Tribunal de Contas estar aqui conosco para conhecer esse projeto revolucionário", colocou Pimentel.

Tribuna Livre
A abertura de um espaço nas sessões da Câmara Municipal de Aracaju destinado a representantes da sociedade civil e profissionais especializados em diferentes setores da atividade humana é, incontestavelmente, um dos pontos positivos dos trabalhos que são desenvolvidos pelos representantes do povo junto ao parlamento municipal. Na sessão de ontem, por exemplo, a Tribuna Livre foi ocupada pelo Dr. Raimundo Sotero, um dos mais profundos conhecedores dos problemas ligados diretamente ao diabetes, como, por exemplo, a obesidade.

Obesidade
Durante 40 minutos, o conhecido endocrinologista sergipano apresentou uma excelente palestra sobre o assunto, enriquecida por slides, levando à comunidade, através dos veículos de comunicação que cobrem as reuniões da CMA importantes informações a respeito desse problema que não é exclusivo do Brasil e que tem nos Estados Unidos o líder mundial. De fato, a obesidade tem alarmado as autoridades sanitárias, que têm realizado campanhas preventivas que visam a combater essa anomalia, tendo como alvo, inclusive, as crianças.

Atividades
O vereador Emerson Ferreira da Costa, que também é médico, tem promovido várias atividades voltadas à saúde, constituindo-se no recordista em termos de patrocinar palestras de alto nível como a que ontem foi proferida pelo Dr. Sotero. Por sua vez, com sua enorme experiência, o referido médico, um dos “papas” dessa matéria tão importante, não apenas de Sergipe, mas de todo o Brasil, conseguiu, graças a seu método extremamente didático, transmitir aos que o ouviram a absoluta necessidade de engajamento da comunidade no combate à obesidade. “Ninguém é gordo porque quer. A obesidade é um problema de hábito, um fenômeno ambiental.” Disse o Dr. Sotero.

Comunidade
Temos acompanhado as sessões da Tribuna Livre e o que este blog tem a dizer é que se trata de uma iniciativa que resgata a legítima preocupação da Câmara Municipal com os problemas mais graves da população aracajuana. Os vereadores estão de parabéns. E, em especial, o Dr. Emerson, por sua liderança aplicada para o bem da comunidade.

Casa Própria
A vereadora Rosângela Santana agradeceu à direção do Banese pelo atendimento às reivindicações por ela feitas na semana passada, principalmente as que se referem ao problema da casa própria, especialmente no tocante aos trabalhadores de baixa renda, tendo em vista que o banco dos sergipanos acaba de anunciar uma nova redução dos juros e a ampliação do prazo dos financiamentos destinados aos servidores públicos que recebem proventos através dessa instituição financeira que pertence, majoritariamente, ao Estado. A representante do PT manifestou sua satisfação pelas recentes medidas adotadas pela diretoria do Banco do Estado de Sergipe.

Posse no Departamento de Odontologia
Sergipe é o quinto Estado do Nordeste a criar um Departamento de Odontologia para atuar no ambiente hospitalar. A iniciativa da Sociedade de Terapia Intensiva (Sotise) tem como objetivo garantir tratamento dentário a pacientes hospitalizados. A unidade vai ser presidida pelo cirurgião-dentista, José Augusto Santos Silva que será empossado nessa quarta-feira (20) na sede do Conselho regional de Odontologia de Sergipe.

Detran em Socorro inicia serviços de vistoria
Inaugurado há pouco mais de dois meses, a unidade do Detran no Shopping Prêmio vem ultrapassando recordes no número de atendimentos em todo Estado. O local agora também oferece a população os serviços de vistoria, como transferência de propriedade, mudança de arrendatário, categoria ou município, alteração de características, entre outros.

Estrutura
A unidade conta com uma área de 485 m², 29 servidores e dez guichês e exceto a Sede, é a única apta a oferecer todos os serviços do órgão. Vale frisar que o local também disponibiliza um guichê para coleta de dados biométricos e um setor exclusivo para realização de provas teóricas online.

Empreendimento sergipano conquista mercado no Rio de Janeiro
Uma das propostas do Sebrae é abrir espaço para as empresas sergipanas. A instituição possui a Unidade de Acesso Mercado, que tem como foco viabilizar participação dos empreendimentos a feiras de negócios e eventos em Sergipe e outros estados. Recentemente um grupo de seis empresas de Sergipe, que atua no setor de alimentos e bebidas, participou da Super Rio Expofood.

Sebrae dá suporte para empresas sergipanas
Todos os seis empreendimentos fizeram bons contatos no Rio de Janeiro, mas o destaque foi a Empresa Imperial do Brasil que fechou parceria comercial com uma distribuidora de bebidas da Capital carioca. A imperial irá fornecer sucos para a empresa do Rio de Janeiro. Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, é importante que as empresas sergipanas participem de eventos em outros estados. “Além de trocar experiências e ter acesso às novidades do mercado, os empresários podem firmar novos contatos comerciais e realizar negócios”, destaca.

Projeto comércio Brasil
As empresas que participaram da Super Rio Expofood são assistidas pelo Projeto Comércio Brasil, uma ação do Sistema Sebrae. “Para participar do Comércio Brasil são exigidos alguns requisitos básicos. O empreendimento deve estar integralmente constituído e formalizado, possuir produto adequado ao mercado, com capacidade de produção para atender a novas demandas, capacidade de distribuição e logística e, principalmente, uma política de preços competitiva”, orienta Lauro Vasconcelos.

Consultoria
O projeto Comércio Brasil disponibiliza mecanismos para abertura e expansão de mercados por meio de uma rede de agentes, identifica oportunidades de negócios e incrementa o intercâmbio comercial entre as empresas. “Os consultores atuam não só dentro das empresas para saber suas necessidades e expectativas de comercialização, mas também na prospecção de novas oportunidades, muitas vezes em mercados distantes e de difícil penetração”, explica o consultor Alercio Guerra.

ORSSE recebe maestro convidado
Nessa quinta-feira, dia 21 de junho, às 19h, a Catedral Metropolitana de Aracaju receberá a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), sob a regência do maestro convidado Helder Trefzger. Será um momento especial para a sociedade sergipana, pois, para esta segunda edição da série ‘Sons da Catedral’, o grupo apresentará, de forma inédita, o ‘Bolero’, do compositor francês Maurice Ravel. A entrada é franca.

Diversificação
Com a realização da Secretaria de Estado da Cultura, sob a direção artística de Guilherme Mannis, e patrocínio do Banese e Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica de Sergipe vem diversificando sua atuação e marca presença no cotidiano do público sergipano, trazendo novidades como este concerto, com músicas executadas pela primeira vez no Estado de Sergipe.

Diário da Corte de Paulo Francis I
Recebido de forma positiva pelo público o livro intitulado “Diário da Corte”, que é uma coletânea de crônicas de autoria do jornalista Paulo Francis, considerado o maior polemista da imprensa brasileira. A apresentação e organização estão a cargo de Nelson Sá. O lançamento é da editora Três Estrelas, de São Paulo.

Diário da Corte de Paulo Francis II
O pósfácio é de Luiz Felipe Pondé, um grande polemista da atualidade, que escreve: “Paulo Francis iniciou sua carreira jornalística como crítico de teatro no final dos anos 1950. Enveredou pelo comentário político na década de 1960, quando atuou na Última Hora e ajudou a criar O Pasquim, marco da imprensa alternativa. A independência intelectual e a ferocidade crítica de seus comentários levaram-no a ser preso quatro vezes pela ditadura militar. Mudou-se para Nova York em 1971 e, quatro anos depois, passou a escrever para a Folha de São Paulo, sobre os mais variados assuntos: da hegemonia mundial dos Estados Unidos ao cinema de Coppola e Woody Allen, da crise do comunismo ao assassinato de John Lennon, dos impasses da redemocratização brasileira à ascensão de Lula no cenário político. Este livro traz os artigos que fizeram de Francis o polemista mais audacioso da história recente da imprensa brasileira.”

Diário da Corte de Paulo Francis III
Trata-se de leitura indispensável para quem acompanha a história recente do Brasil. Assim como o fez Ivan Lessa, falecido há poucos dias, em Londres, Paulo Francis, nascido em 1930, fez de Nova York seu segundo ´”habitat”,onde viveu, de 1971 a 1997, ano de sua morte, com 67 anos de idade. Trabalhou em vários jornais, dentre eles, Última Hora, O Pasquim, o Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, no qual assinou a coluna Diário da Corte. É autor de “Cabeça de papel”, “Cabeça de negro”, “O afeto que se encerra”, “Filhas do segundo sexo” e “Carne viva”. “Diário da Corte” é uma obra de leitura indispensável para aqueles que apreciam o jornalismo e a política recente do Brasil.

Futebol
Resultados de ontem da Eurocopa: Inglaterra 1 X 0 Ucrânia e Suécia 2 X 0 França. Os ingleses e os franceses classificaram-se para as quartas-de-final. A equipe francesa obteve sua classificação, mesmo perdendo para os suecos. Os jogos pelas quartas serão os seguintes: 21.06 – em Varsóvia, República Checa X Portugal; 22.06 – em Gdansk, Alemanha X Grécia; 23.06 – em Donetsk, Espanha X França; e finalmente, 24.06 – em Kiev, Inglaterra X Itália. / Corinthians X Santos, segunda partida pela Taça Libertadores da América, será disputada hoje à noite, às 22 horas, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo. No primeiro jogo, que teve lugar na Vila Belmiro, o Corinthians venceu por 1 X 0, gol marcado por Emerson. O “sheik” não atua hoje, por ter sido expulso na partida anterior, contra o Santos. Na partida de hoje, o Corinthians joga pelo empate. Se o Santos vencer por 1 X 0, a decisão será por penalidades máximas. Será aplicado o critério que leva em conta que gol marcado fora de casa vale mais. Um resultado de 2 X 1, por exemplo, para o Santos, dará aos companheiros de Neymar a vaga nas finais da principal competição do futebol sul-americano. Isso porque o mando de campo hoje é do Corinthians.  Sem dúvida, o principal jogo do ano de 2012, até agora.  / O Flamengo está interessado em Liedson. / Copa Governador do Estado começará no dia 30 de junho. / Participarão da competição os clubes: Sergipe, Confiança, River Plate e Socorrense.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AndersonJPT  Odeio conversar com quem tem a cabeça mais fazia que dispensa (armário) de pobre…

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Iniciar o dia com ligação, de uma pessoa que você gosta, se desmanchando em gratidão e empolgada com novos desafios! Tem coisa melhor?

www.twitter.com/betocego  Nilson Lima falar em transparência depois de ser vice de Dr Joao e hoje escudeiro de Almeida.O problema e que Nilson se tornou Invisível.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia

“A cada minuto, oito pessoas ao redor do mundo são forçadas a sair de suas casas devido a guerra e a perseguições. Ninguém escolhe ser um refugiado. Atualmente 43 milhões de pessoas no mundo todo estão desabrigadas. Lembre-se deles”. Hoje, 19 de Junho é o Dia Mundial do Refugiado criado pela ONU em 1951. Mensagem de Angelina Jolie para o Dia Mundial dos Refugiados deste ano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais