2 meses p/ o 1º turno. Perguntas p/ o eleitor

O titular deste espaço passou 15 dias fora de Sergipe, conforme informação repassada aos leitores, mas não deixou de atualizar o blog.  Quando retornou, no último final de semana, pensou que Aracaju já estaria no clima eleitoral, mas não. São os poucos veículos com adesivos de candidatos. Apenas acontecem os pequenos atos em algumas das principais avenidas.

Faltam apenas dois meses, ou seja, no dia 7 de outubro, o eleitor vai as urnas em todo o país.  Muitos reclamam dos políticos, dos corruptos e dos que cometem irregularidades administrativa conscientemente, mas na hora que tem a oportunidade de votar e dizer não aos que roubam o erário,  acabam votando em candidatos fichas sujas.

E preciso que o eleitor entenda que seu voto não pode ser desperdiçado. Não pode achar que todos são iguais ou na teoria “do rouba, mas faz”. Algumas perguntas para reflexão dos eleitores sergipanos:

Como você vai olhar para seu filho e seus familiares se você vota em um corrupto?

É normal encarar as denúncias de corrupção e atos criminosos publicados na imprensa como transgressões normais?

Se um governante está decepcionando parte do eleitorado é preciso que o eleitor entenda que sua omissão e revolta não pode ser objeto para votar em outro político que muitas vezes se apresenta como o “Salvador da Pátria”, mas na verdade é muito pior do que o que se encontra no poder.

O eleitor deve lembrar que a ética não pode ser apenas objeto dos discursos e nas conversas entre amigos. É preciso mais. É preciso que cada um faça a sua parte, ou seja, atue com sua ética individual.

O eleitor tem que analisar bem seus candidatos. É preciso analisar se o candidato de hoje já esteve em algum cargo executivo ou legislativo e se envolveu em escândalos de corrupção e improbidade administrativa.

Ao escolher um candidato é preciso que o eleitor lembre que está em jogo o destino de sua cidade, do seu Estado, do seu país. Se você deseja um futuro melhor para seus filhos não pode usar o voto como objeto de revolta, transformando o seu direito de escolhe apenas em um objeto de irá votando em um candidato com um passado escandaloso.

É preciso lembrar que tudo tem como base uma boa educação, bom senso e uma consciência coletiva.

O cidadão de bem sabe que o voto é uma arma. Mas ele não pode ser transformando numa metralhadora giratória, onde os tiros errados afetarão toda  sociedade.

Atitude, respeito e ética. São as armas fatais para os políticos corruptos.

A quem recorrer? Moradores vivem com “sucatão” na Zona de Expansão
O blog já publicou o desabafo de moradores, mas de nada adiantou. Os moradores já ligaram para a SMTT e outros órgãos, mas ninguém faz nada. Na SMTT só dizem “vou pedir para alguma viatura passar por lá”. E nada mais. No conjunto Costa Nova IV, na rua 3, em frente ao número 163, na Zona de Expansão, tem vários carros, em cima da calçada (inclusive nenhum deles com emplacamento em dia), causando transtornos aos moradores. Ninguém toma providência. Será que o responsável pelos “veículos”, tem proteção na SMTT? O blog é solidário aos moradores e fará o alerta diariamente até que alguém tome as providências. Nos próximos dias publicará fotos do “sucatão”.

Atendimento no Hospital São Lucas
O sistema de saúde no país, tanto na parte pública quanto na privada está falido. Um bom exemplo é o Hospital São Lucas, em Aracaju, outrora sinônimo de qualidade. Ontem, 07, um paciente passou uma hora esperando a realização de uma ultrassonografia no setor de urgência. Há poucas semanas, o mesmo paciente demorou para ser atendimento por um médico na urgência. O interessante é que nos corredores do hospital você percebe que tem muito funcionário, mas parece que falta gestão ou comando firme.

Paulinho das Varzinhas Filho esclarece situação em Laranjeiras
Na sessão da AL de ontem, 06, o deputado estadual Paulinho das Varzinhas (PTdoB) em discurso no grande expediente esclareceu notícias publicadas em jornais de circulação em todo Estado. Uma delas diz respeito ao que foi informado em duas notinhas, na semana passada, no Jornal da Cidade, dizendo que o ex-prefeito Paulo Hagenbeck não podia subir no palanque em comícios para pedir votos porque estava com os direitos políticos suspensos. Segundo o deputado, quem entrou com essa representação foi a coligação adversária.

Injúria e difamação
O deputado aproveitou para lembrar que é da natureza política o embate entre adversários em torno de ideias, fatos, acontecimentos e posições. “E é, exatamente, dessas opiniões distintas e contraditórias que surgem as luzes que iluminam a história das civilizações. Nada mais comum, normal e desejável no processo democrático do que o enfrentamento político”, registrou, para depois lamentar que em Laranjeiras os adversários do grupo político que faz parte “fazem dessa prática uma arena de gladiadores, um teatro de guerra, um movimento pela mentira, injúria e difamação sem precedentes em nossa história”.

Tiros
Segundo o deputado noutro dia um comício da coligação "Fazer o bem sem olhar a quem", no povoado Várzeas foi desfeito à bala. “Isso mesmo, à bala. Um agregado da coligação adversária deu vários tiros, inclusive em direção à multidão,ferindo na perna uma senhora de 84 anos de idade.Nos comícios do candidato do PMDB, curiosamente chamado de Juca de Bala, o tiroteio verbal é uma regra política que não poupa adversários, nãorespeita famílias, mulheres, honra alheia, dignidade das pessoas, nada ,nada”, desabafou.

Revolta e indignação
Paulinho das Varzinhas disse ainda que a atitude dos adversários de tentarem afastar da campanha seu pai, o ex-prefeito Paulinho das Varzinhas, através da Justiça, mostrou um gesto insano e desesperado que vem produzindo revolta e indignação do povo de Laranjeiras. “Na noite do último sábado, após ter seus diretos garantidos pela justiça do nosso Estado, o ex-prefeito Paulinho das Varzinhas foi alvo de uma das mais expressivas homenagens que já se prestou a um político de Laranjeiras, em plena praça pública”, disse.

Agradecimento
O deputado aproveitou ainda para prestar seu agradecimento ao colega Adelso Barreto que presente ao ato emitiu seu protesto contra o episódio. “Presto também a minha total e irrestrita solidariedade pelos ataques morais, pelas injúrias e difamações que nossos adversários têm feito contra ele. Adelson é um patrimônio do povo de Aracaju, de Socorro, de Laranjeiras, enfim, do povo sergipano, um desses jovens políticos competentes, éticos e inatacáveis”, registrou.

Transformações
Finalizando o discurso, Paulinho das Varzinhas Filho deixou claro que o grupo político que faz parte não aceitará as intimidações e nem interromperá a campanha eleitoral da candidata Dona Martha.  “Não é um projeto pessoal ou familiar, mas, sim, um programa político de transformações idealizado e sustentado pela grande maioria da nossa população com o objetivo de restaurar Laranjeiras, modernizar a cidade e garantir melhor qualidade de vida e felicidade para todas as pessoas em nosso município”.

Sérgio Reis desabafa e diz que promotor é seu inimigo pessoal
O ex-deputado federal Sérgio Reis disse que não tomou como surpresa a ação movida pelo promotor de Justiça do Patrimônio Público de Lagarto, Antônio César Leite de Carvalho, que culminou numa decisão do juiz da comarca local, Leonardo Souza Santana Almeida, condenando-o ao pagamento de multa e perda dos direitos públicos.

Perseguição
"Para mim não foi surpresa por ter vindo do promotor Antônio César, que é meu inimigo pessoal e da minha família. Dentro da sua atuação no Ministério Público, ele sempre procurou nos perseguir", avaliou Sérgio Reis, que preferiu não fazer mais comentários quanto à decisão do juiz que acompanhou os pedidos do representante do MPE em sua ação civil pública.

Equivoco
Segundo Sérgio Reis, houve um equivoco da diretora do CAPS I Aconchego, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, que era dirigida por ele nos meses de janeiro e fevereiro de 3005, quando aconteceu a auditoria. Naquele época, foram encontradas irregularidades na análise da Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo – APACS, cobradas e pagas em relação ao período citado.

Não houve desvio
"Houve o erro no preenchimento de algumas das guias de atendimento dos usuários. Na época, o Ministério da Saúde entendeu que como uma das guias foi preenchi de forma equivocada, nós não poderíamos receber os recursos, que foram devolvidos. Ou seja, não houve desvio de dinheiro, não houve má fé na utilização do dinheiro público, dolo ou prejuízo para o erário e nem para os usuários", lembra Sérgio Reis.

Recurso
Na opinião do ex-deputado, o juiz acabou tomando uma decisão equivocada. "Tenho o direito de recorrer da sentença e assim farei. Como cidadão, já estou tomando as medidas judiciais cabíveis para recorrer da decisão em 1º grau. Só lamento que esta sentença, por conta do atual momento político, esteja sendo usada pelos nossos adversários em Lagarto", afirma Sérgio Reis.

Joâo recebe o apoio da Força Sindical
A Força Sindical em Sergipe, que reúne 126 mil filiados em 81 sindicatos, decidiu apoiar o ex-governador João Alves Filho (DEM) ao cargo de prefeito da capital. ‘Vamos fazer uma parceria envolvendo os trabalhadores e o candidato democrata para salvar a nossa Aracaju do estado de abandono”, salientou o presidente da entidade, o sindicalista Roberto Arditt, que previu a vitória de João ainda no primeiro turno das eleições.

Ivânia assume compromissos com o meio ambiente
No último domingo, dia 05 de agosto, a candidata a vereadora Ivânia Pereira realizou uma caminhada pelos conjuntos Santa Lúcia e Jabotiana. Além das políticas públicas em defesa das mulheres e melhores condições de trabalho, que são as bases do projeto político de Ivânia, a candidata firmou compromissos para a proteção do meio ambiente naquela região, que sofre com a falta de saneamento e a degradação do Rio Poxim, sem falar na melhoria no transporte público, que não atende mais as demandas do bairro.

Eleição da CIPA DA TV Sergipe
A assessoria de comunicação da TV Sergipe informou que a  eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da TV Sergipe, FM Sergipe e G1 Sergipe, realizada no último dia 2 de agosto, sagrou-se um sucesso, tanto na organização, quanto na participação de colaboradores. O processo eleitoral pela primeira vez utilizou um sistema informatizado de votação e o advento desta nova tecnologia desenvolvida pelo setor de Tecnologia de Informação da empresa contribuiu para facilitar a participação, estabelecendo assim um recorde de votos. Ao todo, 176 dos 212 colaboradores aptos a votar exerceram sua cidadania, o que equivale a 83% de participação.

Resultado
O pleito eleitoral contou com 15 candidatos concorrendo a quatro vagas para representar os colaboradores na CIPA. E elegeu os seguintes colaboradores: José Amilton Ribeiro Lima, o “Barata” (titular, com 36 votos), Zaqueu Goes Lima (titular, com 30 votos), Iglaci Santos Silva (suplente, com 30 votos) e Roberto Silva Souza (suplente, com 20 votos).

Quadriciclos nas praias e a omissão das autoridades competentes
Parece que estão esperando alguém morrer para tomarem as providencias devidas. O blog vem alertando há vários

meses, mas as autoridades colocam fiscalização algumas vezes e depois esquecem. Em várias praias de Sergipe os quadriciclos circulam livremente em meio aos banhistas. E na maioria das vezes são pilotados por menores. A foto ao lado foi tirada no último final de semana pelo repórter fotográfico César de Oliveira no trecho da praia de Aruana até o bar “Mãe Gorda”, onde a fiscalização não aparece.

Na praia de Jatobá, na Barra, estão alugando quadriciclos para menores
E na praia de Jatobá, na Barra dos Coqueiros, tem gente colocando quadriciclos para alugar, inclusive para menores. A ausência de fiscalização vai acabar numa tragédia. Quando Sergipe for notícia nacional, por conta da morte de um banhista, as “autoridades” tomarão providências.

ALPS na Atalaia I
Aracaju conta agora com uma novidade no bairro Atalaia:: uma moderna e bem estruturada escola de inglês, a ALPS, franquia do Grupo Multi de SP.O método ALPS se baseia nos conceitos e técnicas da neurolinguística que aceleram o processo de aprendizado (conversação, compreensão auditiva, leitura e escrita), reduzindo o tempo total do curso (em média 3x mais rápido).

ALPS na Atalaia II
Com estrutura que conta com espaços de convivência, salas confortáveis, individuais e de grupo, lan house, lanchonete, play game, acesso à Internet e miniauditório multimídia, a escola oferece turmas em três turnos, para todos os níveis (básico, intermediário e avançado) e para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos).

ALPS Atalaia III
Vale a pena conferir as instalações e aproveitar o superdesconto que está sendo dado aos 100 primeiros alunos e ainda concorrer a um iPad. A APLP Atalaia fica na Avenida Des. João Bosco de Andrade Lima, 705.

Valorização na construção
Está chegando a hora dos trabalhadores da indústria da construção de todo o país terem, mais uma vez, um dia dedicado especialmente para eles e seus familiares. No próximo dia 18 de agosto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), juntamente com o Sindicato da Indústria da Construção de Sergipe (Sinduscon/SE) e outras entidades associadas de diferentes estados brasileiros, promoverá mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Este ano terá como tema ‘A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção’.

Expectativa
A expectativa é atender quatro mil trabalhadores e familiares no Complexo Desportivo do SESI.  Serviços de saúde, lazer e cidadania serão oferecidos aos trabalhadores e seus familiares no período da manhã e da tarde do sábado. Entre as atividades previstas, destacam-se os concursos de redação e desenho, nos quais pais e filhos poderão mostrar seus talentos e concorrer a prêmios; concurso de fotografia nas categorias profissional e amador para retratar com um olhar especial do dia a dia dentro de um canteiro de obra, mas ressaltando a valorização dos profissionais. Além dessas atividades, como nas demais edições do DNCS, terão disputas esportivas de futebol, futsal, dama e dominó.

Editora Diário Oficial  na  Bienal do Livro em SP
A Editora Diário Oficial participará da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no período de 9 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo e apresentará seus títulos no estande coletivo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias(Abeu), sua parceira. A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentarão para 800 mil visitantes os mais importantes lançamentos editoriais.

1ª participação
O diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho, considera importante a presença da Editora Diário Oficial, que será sua primeira participação na Bienal. “O evento é a mostra de livros mais importante que existe no país. É uma oportunidade muito grande de apresentarmos aos editores, livreiros e escritores brasileiros o trabalho daqueles que escrevem e que tem seus textos publicados pela Editora Diário Oficial, onde contribuem com a nossa história”. A Editora Diário Oficial participará da bienal com a exposição de 12 títulos

Aniversário do SAME
No próximo dia 11, sábado, o SAME – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição estará comemorando os 63 anos de existência com o desenvolvimento da seguinte programação: 16 horas – Santa Missa, presidida pelo Revmo. Padre David Vieira de Camargo. Logo após a Missa, ocorrerão a bênção e inauguração do Pavilhão Dom Fernando Gomes dos Santos, ex-bispo de Aracaju. O diácono Antônio Costa Almeida, presidente da referida entidade filantrópica, ligada à Arquidiocese de Aracaju, está convidando os colaboradores do SAME e toda a comunidade para participarem das solenidades que terão lugar no próximo sábado.

V Congresso Espírita de Sergipe
De 21 a 23 de setembro, no Teatro Tobias Barreto. Realização da Federação Espírita do Estado de Sergipe. Participação de vários palestrantes de renome nacional. Informações pelo telefone 3249-2896.

Curtas
Cliente das capitais sofre mais com problemas do celular. /// Kassab discute regularização de 26 shoppings de São Paulo. /// Sucessão nos Estados Unidos pega fogo: Obama investe pesado contra Romney. /// Usarei a carta e não Chico. Diz advogado de Zé Dirceu. /// Delfim Netto prega redução de impostos e mais crédito para as médias e pequenas empresas. /// Prejuízo acentua pessimismo com ações da Petrobras. /// SPORTV reclama de boicote nos Jogos Olímpicos, orquestrado pela RECORD.

Futebol
Mais duas partidas darão sequência, hoje, à Copa Governo do Estado de Sergipe. Em Aracaju – Sergipe X Socorrense e em Carmópolis – River Plate X Confiança. /// LONDRES 2012: pelas semifinais do torneio de futebol masculino, dois jogos serão realizados hoje: Japão X México e Brasil X Coréia do Sul.

PELO TWITTER

www.twitter.com/mendoncaprado  A internet revolucionou a política. O palanque virtual atrai seguidores que acompanham tudo por uma simples telinha. Conforto total!

www.twitter.com/gestor_robson  Qualidade de vida: Aproveite seu tempo da melhor maneira possível, tentando sempre estar próximo das pessoas importantes pra você.

www.twitter.com/aidabrandao22  "Nunca seja refém de suas escolhas, pois só quem escolhe o lado puro e sincero nunca será sequestrado pela maldade e a falsidade."

www.twitter.com/rosangeladoria  As vezes eu me sinto como aqueles equilibristas de prato de circo!!

www.twitter.com/oMarioSousa  Mais um dia para se viver. Mais uma chance que Deus nos dá. Boa semana!

DO LEITOR

Campanha Eleitoral – Foto do Dia
E dentro do espaço do leitor o blog  publicará fotos enviadas pelos leitores do dia a dia eleitoral em todo o Estado.

Apenas fotos inusitadas, sem agressões a nenhum candidato, mas fotos que sejam tiradas num momento de criatividade e percepção jornalística do leitor. A foto ao lado foi enviada por um leitor de Aracaju e tirada nos últimos dias numa funerária localizada no bairro Cirurgia (no cruzamento das ruas de Estância com Nossa Senhora das Dores). O dono, eleitor de João Alves, uso o espaço como garagem também.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia:
“Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”. Caetano Veloso, cantor e compositor brasileiro, completa hoje, 07 de Agosto, 70 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais