4 dicas rápidas para publicar vídeos no Facebook

0

No dia-a-dia da nossa agência de Marketing Digital, muita gente pergunta: o que vale mais a pena, em termos de vídeos, no Facebook? É melhor postar o conteúdo no Youtube, considerado a segunda maior plataforma de buscas do mundo – perdendo apenas para o soberano Google? Ou seria mais interessante postar o material como nativo (ou seja, diretamente na plataforma da rede social)?

A resposta é simples: em termos de alcance, o nativo vale bem mais a pena! Afinal, a projeção orgânica dele tende a ser mais expressiva e o número de pessoas impactadas, consequentemente, se torna maior.

Porém, você que é leitor da nossa coluna também já sabe que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Aqui, esta máxima se aplica, pois de nada adianta atingir um grupo imenso de usuários, se ninguém se interessa pelo conteúdo que você posta. Em outras palavras, assegurar um bom engajamento é fundamental.

Para auxiliar você a otimizar os resultados dos seus vídeos nativos no Facebook, separamos, então, quatro dicas rápidas e altamente eficientes dadas pelo Ryan Hanley, autor da Content Warfare e estudioso do assunto. É só colocar em prática e aproveitar. Bons negócios!

1) Converta sua experiência em dicas diárias
O conhecimento que você acumulou na sua área consiste num excelente diferencial. Use-o a seu favor! E em prol dos seus seguidores também. Seja útil para os fãs da sua página, compartilhando a sua experiência e fazendo isto de forma consistente. Como? Gravando vídeos curtos e publicando-os diariamente. Como o engajamento (pessoas que curtem, compartilham ou comentam seus posts) é um dos pontos considerados pelo algoritmo do Facebook, gravações diárias que estimulem a interação se tornam uma excelente estratégia para aumentar o seu alcance.

2) Grave vídeos “in loco”
Aquela palestra fantástica da qual você participou pode render um vídeo igualmente bacana, ao compartilhar as dicas valiosas que você recebeu, ou mesmo notícias e curiosidades dos bastidores, por exemplo. E, já que você está no evento, que tal gravar o vídeo – e já postá-lo – diretamente do local onde ele está sendo realizado? Este tipo de ação costuma render bons frutos, dada a instantaneidade da mensagem, além da sensação de maior proximidade com o evento em si. Com toda a praticidade ofertada pelas câmeras dos celulares, não há desculpas para não conseguir um bom ‘take’.

3) Mantenha a duração entre 45 e 90 segundos
Os usuários do Facebook rolam a tela com constância. Fazem isto até que um determinado conteúdo lhes chame a atenção, sendo que, mesmo para ele, não será concedido muito tempo. Por isso, valer-se de mensagens curtas e objetivas é a melhor alternativa para otimizar as visualizações.

4) Responda as perguntas da sua audiência
Se um fã comenta um determinado conteúdo que você postou, fazendo uma pergunta específica, ele, certamente, espera por uma resposta. Ao invés de dá-la por meio de um texto estático, que tal fazê-la em vídeo? Além de dar um toque pessoal ao conteúdo, esta atitude acaba criando uma experiência mais rica para o usuário, propiciando o aumento do próprio engajamento. De quebra, gravar um vídeo é bem mais rápido que redigir uma explicação elaborada, gerando economia de tempo.

Leia também:
Facebook mostrará os vídeos que você quer ver

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais