5 bons motivos para ter um site bem feito

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“De forma objetiva, liste três motivos para a nossa empresa contar com um site bem feito”. Se você também trabalha no segmento web, muito provavelmente, deve escutar esta frase tanto quanto a nossa equipe. Para responder esta solicitação recorrente, então, vamos dedicar um post exclusivamente a ela. E iremos além: ao invés de apenas três, daremos cinco (entre centenas de) boas razões para se construir um site bem estruturado. De fato, o impacto nos resultados pode ser considerável. Vamos ver alguns dos porquês.

1) Aumentar as vendas. Pesquisas revelam que os índices de pessoas que iniciam suas buscas por produtos e serviços utilizando a internet ultrapassam os 90%. Por isso, contar com um bom posicionamento no Google se torna essencial para que potenciais novos clientes tenham a oportunidade de conhecer a sua marca. Não bastasse isso, além de facilmente “encontrável”, um bom site conta com a estratégia certa para estimular o internauta a adquirir aquilo que a sua empresa vende, seja comprando-o na hora (caso você conte com um e-commerce), solicitando um orçamento on-line ou entrando em contato via chat ou telefone com a sua equipe. E o aumento da taxa de conversão é, justamente, um dos principais focos de um bom projeto web.

2) Fortalecer a marca. Uma vez que uma quantidade significativamente maior de pessoas pode passar a conhecer a sua empresa (através do site), uma exposição igualmente superior da sua marca se torna consequência. O interessante é que, como o Google tende a trazer pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço (pois estão fazendo uma busca específica por ele), este contato com a sua empresa pode se tornar ainda mais interessante, especialmente do ponto de vista comercial. O auxílio profissional, na hora de desenvolver um site, ajuda a identificar quais palavras-chave são mais eficientes para atrair o público certo e com maior intenção de compra, tornando a sua marca não apenas mais conhecida, mas também potencializando os rendimentos.

3) Economizar em mídia. Quando você se interessa por um anúncio no rádio, o que geralmente faz depois? Exatamente: busca mais informações na internet. E quando passa na rua por um outdoor ou assiste na TV a algo que chamou a sua atenção? Pois é: o mesmo. Já há um bom tempo, a internet se tornou o veículo com maior índice de utilização recorrente. Ainda, está relacionada à chamada conversão de mídias, na qual os mais variados formatos de comunicação estão representados. Áudios, vídeos, textos, fotografias… Tudo está na web, de forma conjunta e muito mais completa (o que, se utilizado da forma certa, permite otimizar a experiência do internauta com a sua marca). Ainda, um site bem estruturado (especialmente, em termos de SEO – que, como já vimos em artigos anteriores, consiste na otimização do projeto para mecanismos de busca, a exemplo do Google) possibilita levar uma quantidade maior de pessoas à sua empresa, sem a necessidade de investimentos recorrentes em publicidade. Ou seja: uma bela economia!

4) Otimizar a comunicação. Sabe aqueles sites que, ao invés dos produtos ou serviços da empresa, trazem um texto institucional enorme na página inicial do site? Isto consiste num erro comum e que se deve a uma falha na hierarquia da informação do projeto. Afinal, o interesse prioritário dos internautas tende a ser o produto ou serviço em si (para, só depois, avaliarem se a empresa que os oferece dispõe da credibilidade necessária para a aquisição do mesmo). É preciso ter em mente que cada conteúdo precisa um lugar específico – e 100% estratégico – no site. O internauta deve ser conduzido por etapas, visualizando primeiro o que é mais relevante (tanto para ele, quanto para o seu negócio). A forma de dispor um determinado conteúdo é fundamental para determinar se ele será mais ou menos visualizado. E um bom projeto web tem a missão de assegurar que a comunicação ocorrerá da melhor forma, com os melhores resultados.

5)  Agregar valor. Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande. Na internet, ela pode projetar a solidez que você quiser. Mesmo uma empresa menor transmite a impressão de ser muito mais eficiente e organizada quando se apresenta de forma estruturada. E, neste ponto, contar com os conteúdos certos, na medida correta e nos locais adequados faz toda a diferença!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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