5 funcionalidades secretas do Facebook

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Esta semana, a HubSpot – ninguém menos que a criadora do termo “Inbound Marketing” e uma das principais marcas do mundo, quando o assunto são estratégias digitais – divulgou um infográfico criado pela Post Planner, com algumas super dicas de otimização de resultados. O foco? Profissionais de Marketing que utilizam o Facebook e gostariam de uma ‘mãozinha extra’, na hora de potencializar suas ações na maior mídia social do mundo (que já reúne mais de 1,49 bilhão de usuários mensais ativos, nos quatro cantos do planeta).

A nossa coluna separou alguns desses ‘macetes’, para que você também possa se valer das facilidades que eles oferecem. E detalhe: por não serem tão conhecidos, parecem até secretos! Faça bom proveito e, depois, deixe aqui o seu comentário, contando como eles também ajudaram você.

Como sempre, boa leitura! E resultados digitais ainda melhores.

Dica #1: Salve conteúdos para ler depois
Muita gente não sabe, mas o Facebook conta com uma funcionalidade que permite que você salve textos, links, vídeos, locais e outras tantas possibilidades, para olhá-los mais tarde. Para ‘guardar’ um post interessante, por exemplo, basta clicar na setinha no canto superior direito deste mesmo post e, entre as opções que serão exibidas, selecionar “salvar publicação”. Desta forma, o conteúdo irá para a área “salvos” da rede social, podendo ser visualizado na hora que você preferir. Com isso, fica fácil você reunir conteúdos interessantes e que podem ser utilizados também nas suas ações futuras.

Dica #2: Crie listas de interesse
Sabe a coluna lateral esquerda do seu Facebook? Aonde ficam as áreas de “favoritos”, “páginas”, “grupos” e demais afins? Também nela, você encontra o espaço “interesses”. Ao clicar nele, será aberta uma página na qual podem ser criadas as suas “listas de interesse”, através das quais você pode reunir contatos por temas (e acompanhar as atualizações dos mesmos, de forma centralizada). Por exemplo: gostaria de saber o que seus contatos de Aracaju estão falando? Que tal criar, então, uma lista que reúne, justamente, as pessoas da cidade? E que por que não uma outra, agrupando todos aqueles que você segue e que são especialistas em Marketing Digital? Enfim, você é quem define o tema – e quem deve fazer parte dele, para que fique muito mais fácil de acompanhar suas atualizações.

Dica #3: Baixe uma cópia do seu histórico
Sim, você entendeu certo: é possível fazer o download do histórico do que você compartilhou no Facebook! Publicações, fotos, vídeos, suas mensagens e conversas no bate-papo, informações sobre a seção “sobre” do seu perfil e uma série de dados mais. Tudo de forma rápida e fácil! Basta acessar a opção “ajustes” (que aparece naquela setinha que fica no canto superior direito da tela, na mesma barra das notificações) e, depois, clicar na opção “baixe uma cópia”. Feito isto, é só analisar as informações e ver o que pode ser aproveitado para fortalecer a atuação do seu negócio na mídia social.

Dica #4: Utilize as “atribuições da publicação” para acertar na autoria
Você vai à fan page da sua empresa e, na hora de fazer um comentário em nome da organização, por exemplo, a publicação acaba saindo com os dados do seu perfil pessoal? Configure a “atribuição da publicação”, na opção “ajustes” da sua página (que também fica no canto superior direito, logo abaixo da barra azul, ao lado do menu “ajuda”), e acabe de uma vez com isso! Lá, é só escolher o que você deseja adotar como padrão: publicar em nome da empresa ou com o seu perfil pessoal. Simples assim!

Dica #5: Filtre os conteúdos por tipo
Esta é uma excelente forma de poupar tempo e, consequentemente, otimizar a sua produtividade. Para filtrar os conteúdos postados na sau fan page por tipo, é só ir à opção “ajustes” (a mesma citada na dica anterior) e, nela, selecionar o item “registro de atividades” (o último do menu lateral esquerdo). Depois, basta escolher entre os filtros disponibilizados e ver os conteúdos agrupados, seja por fotos, vídeos, comentários, eventos e tantas outras possibilidades, como num passe de mágica! 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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