7 DE MAIO: DIA DAS CRIANÇAS SOROPOSITIVAS

Várias cidades do mundo já oficializaram o dia 7 de maio como dia de reflexão e de ações visando à inclusão com qualidade e respeito a essas crianças e adolescentes.
Sergipe é um dos poucos  estados brasileiro que realiza ações de solidariedade no Dia 7 de Maio – Dia da Criança Soropositiva. Trata-se de um Projeto de Solidariedade não apenas às crianças que possuem o HIV como também para as crianças expostas, que são aquelas filhas de mães soropositivas, mas que, devido às medidas preventivas durante a gravidez e parto, nascerem soronegativas. O projeto de solidariedade vem contando com o grande apoio de uma importante escola da rede particular de ensino, o Colégio Master. Alunos, professores e coordenadores somaram esforços na arrecadação de brinquedos, alimentos, roupas, kits escolares e de autoestima para as mães. As sete gestantes soropositivas serão contempladas com o kit Bebê.
As Secretarias de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju realizarão um dia de atividades recreativas nas dependências do SEST/SENAT na Avenida Tancredo Neves. Teremos atividades esportivas  e recreativas, com apresentação de teatro, dinâmicas de grupos, apresentação de palhaços, brincadeiras interativas entre os alunos do colégio e as crianças soropositivas e expostas.
A ação, que acontece anualmente, marca também um momento de reflexão sobre a importância do pré-natal e mulheres soropositivas e tratamento das crianças que carregam o vírus. O Brasil registrou mais de 10.000 casos de crianças vivendo com HIV/ AIDS. Em Sergipe já foram registrados 95 casos, em menores de cinco anos.
Percebemos que, em cada ano, cresce a solidariedade dos alunos não apenas do Colégio Master, indicando que a sociedade está cada vez mais se envolvendo com ações de apoio às pessoas que vivem com HIV/AIDS. É uma vitória de todos, no combate ao preconceito e a discriminação, com atitudes concretas de respeito aos direitos humanos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais