A casa caiu

A prisão de Wilson Felix de Farias, dono de 12 “empresas” criadas apenas para “lavar” dinheiro público, está tirando o sono de muita gente graúda em Sergipe. Políticos com ou sem mandatos, servidores públicos e donos de bandas musicais e trios elétricos estão em polvorosa. É que a Polícia já tem conhecimento das licitações fraudulentas feitas pelas empresas de Wilson para roubar milhões do erário. Este fio da meada também deve levar a alguns gabinetes parlamentares, pois o preso possui larga experiência em “lavar” verbas de subvenção da Assembléia, usadas depois para engordar os bolsos dos envolvidos. A expectativa é que o “empresário” abra o bico, aceite fazer delação premiada. Em isso acontecendo, não ficará pedra sobre pedra e o já reduzido estoque de Lexotan sumirá de vez das farmácias sergipanas.

Mar de lama

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Trecho de discurso feito no Senado por Rui Barbosa.

Desempregados

O deputado estadual capitão Samuel (PSL) exonerou ontem, dois assessores flagrados escondendo da Polícia um carrão pertencente ao “empresário” Wilson Félix. “As explicações deles não me convenceram. Ademais, não respondo por atitudes extras de amigos ou assessores”, disse Samuel ao Jornal da Cidade. O deputado confessou, ainda, conhecer Wilson há 30 anos. Deve vir daí a aproximação dos ex-assessores dele com o indigitado, que está preso sob a acusação de “lavar” dinheiro.

Pela prisão

Os senadores sergipanos Eduardo Amorim (PSC), Antônio Carlos Valadares (PSB) e Ricardo Franco (DEM) votaram pela manutenção da prisão de Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo na Casa. Os três ficaram com a maioria absolutíssima: o painel registrou 59 votos a favor, 13 contrários e uma abstenção.

Já era!

Está suspenso o trâmite dos processos que discutem a validade de leis estaduais sobre o uso de depósitos judiciais pelos estados. Foi o que decidiu ontem o Plenário do Supremo Tribunal Federal, ao referendar liminar nesse sentido, concedida pelo ministro Edson Fachin na Ação Direta de Inconstitucionalidade. Em outras palavras, isso significa que o governo de Sergipe não pode fazer uso dos depósitos judiciais para pagar a folha de pessoal.

Nota pífia

Quatro dias após o delegado Fábio Santos Santana ter colidido uma camioneta da Polícia em dois carros, a Secretaria da Segurança Pública resolveu emitir uma nota informando o afastamento cautelar do policial. O comunicado, porém, não cita o nome do delegado, nem explica o que ele andava fazendo de madrugada com o carro oficial, já que estava de folga. Diante dessa benevolência, fica difícil acreditar que, se for considerado culpado, Fábio será punido pela SSP. Abra o olho, Jackson!

Meninos de recado

Resultado prático da dispendiosa sessão itinerante da Assembleia, realizada ontem em Nossa Senhora da Glória: as queixas apresentadas por prefeitos, lideranças políticas e populares serão levadas pelos deputados aos órgãos públicos denunciados. O presidente do Legislativo, Luciano Bispo (PMDB), já informou ao secretário da Saúde, Zezinho Sobral, que o hospital de Glória está em petição de miséria. Ué, é o secretário não sabia disso?

PMDB Mulher

O PMDB Mulher lança em Sergipe o projeto “Mulher em Ação”. Marcado para o próximo sábado em Aracaju, o evento vai reunir militantes dos 41 municípios sergipanos. O objetivo é debater a inserção da mulher na política, o mercado de trabalho e violência contra a mulher. A presidente nacional do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, já confirmou presença no encontro.

Dúvida atroz

Na eleição passada, o cenário era bem diferente. Era de um estado que estava avançando e não tinha crise. Que não passava por dificuldades. Quantas propagandas foram feitas neste sentido? Será que em seis meses o governador que assumiu arrasou Sergipe ou será, então, que ele mentiu? O autor destas graves interrogações é o deputado estadual Georgeo Passos (PTC). Alguém aí tem respostas para as inquietações do jovem parlamentar?

Condenado

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Cristinápolis, Elizeu Santos, por fraudar processos de licitação entre os anos de 2001 e 2002. O condenado foi multado, teve os direitos políticos suspensos por sete anos, está proibido de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais por cinco anos. Elizeu vai recorrer da decisão.

Aviso aos navegantes

“A maioria de nós, brasileiros, acreditou que uma esperança tinha vencido o medo. Depois, descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil”. Desabafo da ministra do Supremo, Carmem Lúcia, ao votar pela prisão em flagrante do senador Delcídio Amaral (PT).  E viva a democracia!

Recorte de jornal

Publicado aracajuano Diário da Tarde, em 2 de dezembro de 1933

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais