A falta de cortesia nos relacionamentos

As pessoas andam com tanta pressa e desligadas ultimamente que não têm consciência de que estão ficando grosseiras no convívio social. A base do comportamento social é o respeito e a consideração, e sem esses valores não temos harmonia nos relacionamentos.

Uma pessoa necessita ter bom relacionamento para viver com tranquilidade e paz. É comum acontecer um distanciamento humano nas relações, devido à falta de cortesia. Um dos exemplos é quando encontramos várias pessoas num mesmo ambiente social, totalmente alheias umas das outras. Isso acontece quando estão com fones, ouvindo música ou navegando na internet do celular, sem priorizar quem está ao seu lado, deixando assim de se comunicar por estarem totalmente envolvidas no mundo virtual.

Observo no trânsito, outro exemplo de indelicadeza humana, onde pessoas dirigem em alta velocidade, sem dar a vez ao outro, buzinando para o carro à sua frente seguir, no mesmo momento em que o semáforo liberou passagem. Motociclistas querendo vantagem e antecipando o sinal verde, passando por todos os lados e querendo sempre chegar à frente. Vejo muitos motoristas estacionando indevidamente, tomando  dois lugares de vagas ou em lugares que não lhe dizem respeito, como em vagas para idosos. Alguns passam à frente de outro motorista que está aguardando a vaga do local para estacionar.

Muitas pessoas deixam de cumprimentar umas às outras, passam se esbarrando, não se olham e nem se falam. A cortesia está cada vez mais sendo esquecida. A ajuda que sempre oferecemos no convívio social está escassa. Há muita gente mal-humorada, que deprecia o outro e não oferece atenção e cuidados.

Uma atitude que vale a pena sempre lembrar, é ter paciência para não gerar conflitos ainda maiores nos relacionamentos. Tais atitudes grosseiras se revidadas no mesmo nível geram violência. Uma boa ação deve gerar outra boa ação e temos que cada vez mais dar importância ao bom relacionamento interpessoal para garantir a harmonia e bem-estar na convivência.

Fique atento à maneira como você trata o outro. A cortesia, com pedidos de licença e agradecimento, cumprimentos e respeito gera o bem-estar de todos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais