A implosão da mentira. BR e SE hoje! Mentem de corpo e alma

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um poema de 1980 do grande Afonso Romano de Sant’Anna mais atual do que nunca. Num Brasil onde tentam calar a imprensa e destruir a democracia. Num Sergipe caótico e sem futuro.

A implosão da mentira Por Afonso Romano de Sant`Anna

Fragmento 1

Mentiram-me. Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases
falam. E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.

Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.

Fragmento 2

Evidente/mente a crer
nos que me mentem
uma flor nasceu em Hiroshima
e em Auschwitz havia um circo
permanente.

Mentem. Mentem caricatural-
mente.
Mentem como a careca
mente ao pente,
mentem como a dentadura
mente ao dente,
mentem como a carroça
à besta em frente,
mentem como a doença
ao doente,
mentem clara/mente
como o espelho transparente.
Mentem deslavadamente,
como nenhuma lavadeira mente
ao ver a nódoa sobre o linho. Mentem
com a cara limpa e nas mãos
o sangue quente. Mentem
ardente/mente como um doente
em seus instantes de febre. Mentem
fabulosa/mente como o caçador que quer passar
gato por lebre. E nessa trilha de mentiras
a caça é que caça o caçador
com a armadilha.
E assim cada qual
mente industrial?mente,
mente partidária?mente,
mente incivil?mente,
mente tropical?mente,
mente incontinente?mente,
mente hereditária?mente,
mente, mente, mente.
E de tanto mentir tão brava/mente
constroem um país
de mentira
—diária/mente.

Fragmento 3

Mentem no passado. E no presente
passam a mentira a limpo. E no futuro
mentem novamente.
Mentem fazendo o sol girar
em torno à terra medieval/mente.
Por isto, desta vez, não é Galileu
quem mente.
mas o tribunal que o julga
herege/mente.
Mentem como se Colombo partindo
do Ocidente para o Oriente
pudesse descobrir de mentira
um continente.

Mentem desde Cabral, em calmaria,
viajando pelo avesso, iludindo a corrente
em curso, transformando a história do país
num acidente de percurso.

Fragmento 4

Tanta mentira assim industriada
me faz partir para o deserto
penitente/mente, ou me exilar
com Mozart musical/mente em harpas
e oboés, como um solista vegetal
que absorve a vida indiferente.

Penso nos animais que nunca mentem.
mesmo se têm um caçador à sua frente.
Penso nos pássaros
cuja verdade do canto nos toca
matinalmente.
Penso nas flores
cuja verdade das cores escorre no mel
silvestremente.

Penso no sol que morre diariamente
jorrando luz, embora
tenha a noite pela frente.

Fragmento 5

Página branca onde escrevo. Único espaço
de verdade que me resta. Onde transcrevo
o arroubo, a esperança, e onde tarde
ou cedo deposito meu espanto e medo.
Para tanta mentira só mesmo um poema
explosivo-conotativo
onde o advérbio e o adjetivo não mentem
ao substantivo
e a rima rebenta a frase
numa explosão da verdade.

E a mentira repulsiva
se não explode pra fora
pra dentro explode
implosiva.

 

Nem radicalismo de direita, nem de esquerda Para deixar claro aos leitores deste blog: nos próximos dias, por conta da mentira de um ato que será realizado no dia 15, que não tem nada de defesa da democracia, mas sim de tentativa de enfraquecimento dos poderes respaldado pelo projeto do aspirante de ditador, o blog vai centralizar  na defesa da democracia, da independência dos poderes e da liberdade de imprensa. Quem tem saudade do pau de arara que mande fazer um e use como desejar (ou couber) para satisfazer seu ego torturador.

Viralizou vídeo de motorista mostrando que nova faixa na Beira Mar é uma falácia E no último fim de semana viralizou o vídeo de um motorista indignado que transitava pela Avenida Beira Mar tendo na faixa ao lado, um pouco mais na frente um caminhão pipa. Fica claro que o carro do motorista não tinha como passar pelo caminhão mesmo estando em outra via, porque com a colocação dos blocos de concreto para separar a faixa de ônibus a via do meio está menor do que as outras. Ou seja, é uma falácia dizer que são três vias. Será que o prefeito Edvaldo, candidato à reeleição foi enganado pela assessoria da SMTT? O vídeo:

Piada nos corredores da SMTT Aliás, sobre a SMTT corre uma piada entre os servidores nos corredores da empresa que o superintendente entende tanto de Aracaju que se deixar ele no centro sozinho e pedir para ir a Igreja do Santo Antônio será mais fácil ele voltar para São Paulo do que encontrar o bairro que originou Aracaju. Vixe Maria, também estes servidores pegam pesado…

Ainda sobre os semáforos inteligentes, programados por “técnicos.” Um leitor atento levantou algumas situações: Semáforos para pedestres (incluindo o em frente ao Shopping Riomar) com acionamento por tempo (mesmo que não tenha ninguém para atravessar) quando o correto é o de acionamento manual; Falta de um semáforo para quem vem do Sul e queira acessar a ponte rumo ao Riomar – esse semáforo podia funcionar (como acontecia quando a rotatória foi construída) conjugado com o que desce a ponte rumo ao Jardins.

Aracaju: SMTT continua “amarelando” e não multa em frente a SSP onde é proibido estacionar Só uma pergunta: a penca de delegados que é pré-candidata a PMA terá coragem de mandar a SMTT cumprir a lei em frente a SSP? Perguntar não ofende! Observação; essa necessidade de multar vale também para alguns veículos da imprensa que quando vão realizar reportagem na SSP ou no IML também estacionam irregularmente.

Ainda sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, 08   Matéria publicada pelo jornal Correio de Sergipe mostrou que a Prefeitura de Itabaiana é o município de Sergipe que tem mais mulheres no 1º escalão: das 16 secretarias, 9 são ocupadas por mulheres, inclusive uma das mulheres ocupa duas pastas. “Nunca escolhi um secretário pelo gênero, mas pela competência, apesar de considerar que as mulheres têm um potencial a mais: Elas são mais pacientes, sabem lidar melhor com conflitos e têm um poder racional impressionante”, disse o prefeito Valmir de Francisquinho na matéria do CS. Por coincidência ou não, com o maior comando das mulheres o município de Itabaiana é hoje referência na gestão pública em Sergipe.

Presidente nacional do Avante em Aracaju Na próxima quinta-feira, 12, o presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé estará em Aracaju onde participará de um evento na sede do partido `localizada na Rua Zaqueu Brandao, 70, às 16h. O Avante em Sergipe está sob o comando de Clóvis Silveira que prepara uma chapa proporcional bastante competitiva.

Posse no MPC Hoje, 09, às 9h30 será realizada a posse festiva do procurador Luis Alberto Meneses no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC). A solenidade ocorrerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). O novo procurador-geral sucede o procurador João Augusto Bandeira de Mello, que esteve no cargo por dois mandatos consecutivos, nos últimos quatro anos.

Contribuição “Continuarei contribuindo com o controle externo, fortalecendo cada vez mais o Ministério Público de Contas como instituição”, destaca Luis Alberto Meneses, que ingressou no MPC como subprocurador, no dia 11 de dezembro de 2003, após aprovação em concurso público.

Encontro Estadual das Trabalhadoras Domésticas O presidente Municipal do PT e pré-candidato a vereador de Aracaju, Jefferson Lima, juntamente com o pré-candidato a prefeito Márcio Macedo (PT) e o deputado estadual Iran Barbosa (PT), participaram na manhã do sábado, 7, do Encontro Estadual das Trabalhadoras Domesticas de Sergipe. Na oportunidade, Jefferson assinou a Carta Compromisso com o intuito de promover pautas a favor dos direitos da categoria das trabalhadoras domésticas e do sindicato.

MDB Mulher promove discussão sobre participação feminina nas eleições E ontem, 08, em comemoração ao Dia Internacional da mulher, o MDB SERGIPE, através do núcleo estadual da mulher, realizou um encontro com o tema “Mulheres fazendo a diferença”, em Lagarto, no auditório da rádio Progresso. O encontro contou com a participação de dezenas de mulheres, principalmente lideranças comunitárias e da sociedade civil que debateram política e ações sociais. Com três presidências de núcleos estaduais do partido ocupados por mulheres, o MDB Sergipe tem servido de referência quanto a participação feminina.

7º seminário Aracaju Acessível vai debater tecnologias assistivas Para discutir os recursos de acessibilidade e suas aplicações no cotidiano, o 7º Seminário Aracaju Acessível: “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social” acontece no dia 20 de março, no auditório do Ministério Público de Sergipe(MPE). O encontro compõe a programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé. As inscrições para o evento, que são limitadas e gratuitas, podem ser feitas através do site: https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx

Sergipano na Codevasf nacional E repercutiu positivamente entre os gestores públicos e a classe empresarial sergipana a posse do geógrafo sergipano, Walter Uchôa Dias Junior, na gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos da Codevasf nacional. Servidor de carreira da Codevasf Sergipe, Walter foi assessor do superintendente e gerente regional de Gestão Estratégica durante a gestão de César Mandarino, contribuindo muito para a ampliação da área de atuação da empresa. Que consiga bons frutos para Sergipe.

Nova liderança no PSC Adriano Bandeira, pré-candidato a vereador de Aracaju pelo Partido Social Cristão (PSC) e presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), segue firme na trajetória política recentemente anunciada. Ele é o novo vice-presidente do PSC em Aracaju. Outros nomes também estão ocupando funções no partido e em diversos municípios que contam com a liderança estadual de André Moura, atual secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro. Aos poucos o cenário político vem se organizando e novos nomes começam a ocupar espaços antes inimagináveis

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79- 9890 – 2018)

Rótula da Coroa do Meio De um leitor: “Falando em rótula da coroa do meio, passo por ali diariamente e várias vezes ao dia e é impressionante o quanto aumentou o engarrafamento naquela região. O que antes era apenas nos horários de pico, atualmente é em qualquer horário. De inteligente aqueles semáforos não tem nada! Certamente era muito melhor o sistema anterior implantado por João Alves.”                                                                             

Populismo Sanitário Por Antônio Samarone: “A Dengue assola Sergipe. A incidência dobrou nesse inicio de 2020. A Saúde Pública tenta justificar a incompetência com ações de marketing. Mentindo, mentindo muito. Por outro lado, as autoridades sanitárias se mostram preparadas para o enfreamento do coronavírus. Também estão mentindo! Vivemos a Era do faz de conta!”

 

Ribeirópolis. Silveirinha o mais querido Deu no Data Venia, por Fausto Leite: O vereador Silveira Neto nos últimos dias incrementou sua pré-campanha à chefia do executivo de Ribeirópolis. Recebeu telefonemas dos deputados Fábio Metidieri, Zezinho Guimarães e Georgeo Passos para uma conversa em separado com cada um deles. FM disse que se Uíta não puder ir terá seu apoio – como Uíta tem suas implicações judiciais – desta forma Silveirinha já tem um federal. Toda leitura aqui.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Nova creche do conjunto Augusto Franco, em Aracaju, terá nome de Marcell e Mirella Moura

Do empresário Moura pelas redes sociais:

Na manhã desta última sexta-feira, 06, estive presente na solenidade que deu início a construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil do Conjunto augusto Franco.
.
Como todos sabem, essa obra é a realização de um sonho! Sonho este que beneficiará cerca de 300 famílias, não somente o Augusto Franco, mas toda a região da Farolândia e adjacências.
.
Além da grande alegria por essa grande conquista para os moradores do bairro, meu coração também transborda de emoção e gratidão! Primeiramente a Deus, e a todos envolvidos que se dispuseram a homenagear meu dois filhos Marcell e Mirella Moura, falecidos em 2005, em um acidente automobilístico, com essa instituição. Sei que onde eles estiverem, estão felizes com essa obra.

E para as mães da região, daqui a 12 meses (tempo previsto para a finalização da escola), sair para trabalhar e não ter onde deixar seus filhos com educação e segurança, não será mais um problema com a realização dessa obra. A escola vai possuir uma área de 2.400 m² e contará com 10 salas de aula, cozinha, refeitório, horta, copa, lactário e playground, numa área construída de 950 m², para o atendimento à creche e pré-escola, atendendo crianças de 0 a 5 anos.

Observação do Blog: Não só bela, mas justa homenagem. O empresário Moura é um abnegado no conjunto Augusto Franco. Tem uma história naquele bairro de ajuda ao próximo. Ao homenagear os filhos dele que partiram para o outro lado de maneira prematura o Executivo e o Legislativo de Aracaju estão de parabéns.

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Infelizmente, vias recém recapeadas pela Prefeitura de Aracaju já começam a apresentar buracos, como é o caso da rua Itabaiana, em frente ao quartel central da PMSE, onde inclusive já colocaram alguns cascalhos para amenizar, visto que o buraco é profundo e a via de grande circulação, a avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, mais precisamente em frente a agência do Banese, onde o asfalto já está com rachaduras; além da avenida Acrísio Cruz, em dois lugares, um sentido sul/norte, próximo a uma barbearia e outro norte/sul, próximo a um semáforo.

O blog Espaço Militar deixa claro a importância e a necessidade que havia e há dos recapeamentos que foram e estão sendo feitos, mas cobra uma melhor fiscalização para acionar quem de direito, pois não se pode admitir que em tão pouco tempo já ocorram estes problemas. Quem quiser comprovar é só passar nos locais.

NOTA OFICIAL – SINDIRECEITA

Sr. presidente, há algo muito mais impressionante no Brasil que a “burocracia da Receita”

O presidente Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira, dia 5, afirmou estar impressionado como a “burocracia” da Receita Federal “atrapalha o desenvolvimento do Brasil”, após ter ouvido pleitos de ” megaempresários” em reunião realizada em São Paulo. Talvez o Sr. presidente desconheça que desde a Constituição federal de 1988, só em matéria tributária, foram editadas 16 emendas constitucionais, 48 leis complementares, 1.150 leis ordinárias, 248 medidas provisórias originárias, 1.674 medidas provisórias reeditadas e 1.685 decretos federais.

É o sistema político, não a Receita Federal, o responsável pela burocracia tributária. Resta ao Fisco traduzir esse emaranhado de leis em normas e sistemas com os quais as pessoas físicas e jurídicas possam lidar em seu dia a dia.

Com a metade do efetivo de uma década atrás e um orçamento que não cobre suas contas até a metade do ano, a Receita Federal continua a cumprir sua missão institucional: no primeiro dia útil de março, religiosamente, o programa gerador do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) estava disponível para 30 milhões de contribuintes; todas as declarações serão processadas sem atraso e com um índice de erro incomparavelmente menor que qualquer outro Fisco; nosso sistema de arrecadação é o mais ágil e confiável e evolui, ano a ano, na inovação de seus processos; as receitas da União cresceram 1,69% acima da inflação em 2019, apesar do fraco crescimento econômico; nos portos, aeroportos e fronteiras, os servidores da Receita Federal já apreendem mais cocaína que a própria Polícia Federal.

Temos um dos piores índices educacionais entre todos os países avaliados. Metade da população economicamente ativa está desempregada ou subempregada. Nossa economia evolui rapidamente para um grande arranjo de fornecimento de commodities para países ricos a baixo custo, largamente subsidiado e indutor da desigualdade. Além disso, somos um dos países mais violentos do mundo, com territórios dominados pelo narcotráfico e pelas milícias.

Dentre tantos graves problemas negligenciados, a “burocracia da Receita” é certamente um dos últimos a subir no pódio da vilania nacional, ainda que qualquer instituição mereça, sim, ser aprimorada. Não consta que algum dos “megaempresários” tenha reclamado dessa realidade com o presidente da República – e isso é o que realmente nos impressiona.

Geraldo Seixas – Presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita)

PELO TWITTER

www.twitter.com/FlavioDino Todos sabem que o ato do dia 15 visa constranger o Congresso e o Supremo. A convocação de Bolsonaro para esse evento é fato gravíssimo. Todos devem agir para conter essa escalada autoritária, antes que seja tarde demais. O Brasil precisa de paz e de respeito à Constituição.

www.twitter.com/AntonioJMoraes Precisamos do parlamentarismo para tornar mais rápida a saída de crises.

www.twitter.com/frednavarro Os caras têm a ideia de trazer de volta os cruzeiros a Noronha justo quando eles sumirão por um bom tempo de todo o planeta em função do #coronavirus. Timing de tonto é isso aí. A propósito: cruzeiros em Noronha é pura estupidez.

www.twitter.com/BlogdoNoblat O Papa cancela missa ao ar livre. O Museu do Louvre, em Paris, está fechado. O Fórum Econômico Mundial, que se reuniria em São Paulo, foi suspenso. Cresce, aqui, o número de infectados pelo coronavírus e, a qualquer momento, poderá haver a 1ª morte. Enquanto isso, Bolsonaro…

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“No início seja tímido como uma donzela; quando o inimigo der uma abertura, seja rápido como a lebre. O inimigo não poderá impedi-lo de entrar.” Sun Tzu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais