A Internet das Coisas

Para uma primeira postagem, resolvi fazer uma breve apresentação desse que vos fala. Sou o Sálvio Reis, analista de Infraestrutura, especialista em segurança da informação entre outras atribuições. Espero trazer nesse espaço o máximo de informações relacionadas a tecnologia além de notícias relacionadas a esse fantástico tema. Hoje começaremos esse ciclo com uma breve descrição sobre um termo que cada dia mais se torna popular em nosso cotidiano, a Internet das Coisas.

a internet das coisas
A Internet das Coisas (Foto: Pixabay)

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é um conceito da computação moderna que compreende a ideia de que objetos físicos cotidianos estejam conectados à Internet e com isso se tornam capazes de se comunicar com outros dispositivos. O termo está intimamente identificado como um método de comunicação, embora também possa incluir outras tecnologias relacionadas a sensores, tecnologias sem fio ou códigos QR por exemplo.

A Internet das Coisas é significativa, porque um objeto que pode se representar digitalmente se torna algo mais conceitual que o objeto por si só. O objeto não mais interage apenas com o usuário, mas agora está conectado aos objetos próximos e pode reagir aos dados de um banco de dados. Quando muitos objetos agem em sincronia, eles são conhecidos por se tornarem parte de “ambientes inteligentes” algo que trataremos em uma outra oportunidade.

A internet das coisas é um conceito difícil de se definir com precisão. De fato, existem muitos grupos diferentes que definiram o termo, embora seu uso inicial tenha sido atribuído a Kevin Ashton, um pioneiro da tecnologia britânica e especialista em inovação digital. Uma coisa é certa, cada uma dessas definições compartilham uma ideia central de que a primeira versão da Internet era sobre dados criados por pessoas, enquanto a próxima versão é sobre dados criados por objetos.

A maioria das pessoas pensa em estar conectada através apenas de computadores, tablets e smartphones. A Internet das Coisas descreve um mundo onde praticamente qualquer coisa pode ser conectada e se comunicar de maneira inteligente. Em outras palavras, com a internet das coisas, o mundo físico está se tornando um grande sistema de informação.

Em outra oportunidade trataremos de forma mais direta sobre o assunto abordando formas de como se tornar mais seguro com esse novo mundo sistematizado que nos rodeia.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais