A permanente relevância de um conflito

Diego Leonardo Santana Silva
Graduado em História pela UFS
Mestrando em Educação pela UFS
Integrante do Grupo de Estudo do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
Email: diego@getempo.org

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é um dos acontecimentos mais abordados pela historiografia atual. Por ter sido o maior conflito armado da história humana, este tema dá origem a vários trabalhos que resultam na produção de livros, revistas, filmes, documentários, etc. Mas por que uma guerra que acabou há 70 anos chama tanta atenção dos amantes da história?

Compreender as causas e das consequências deste conflito ajuda a nos situar a respeito de sua relevância. Primeiramente, a Segunda Guerra Mundial aconteceu em um mundo dividido no qual ideologias tinham muita força. Em um momento de incertezas essas ideologias apareciam como soluções para os problemas enfrentados na época, problemas estes que foram agravados com a crise sofrida pelo capitalismo em 1929.

Em meio a isso a União Soviética se estabelecia sob a bandeira do comunismo que passou a ser encarado como uma possível alternativa econômica já que, durante a crise de 1929, os soviéticos pouco sofreram. Por outro lado a Alemanha, que havia sido derrotada na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), vivia um momento de grave crise econômica e em meio a isso Adolf Hitler (1889-1945) chegava ao poder em 1933. Com a ascensão do regime nazista, a Alemanha adotou uma política expansionista que resultou na invasão de outros países, entre eles a Polônia sendo esta ação o estopim para que se iniciasse a Segunda Guerra.

A Segunda Guerra possuiu uma magnitude jamais vista que faz dela, mesmo décadas depois de seu término, um objeto de estudo instigante. De fato dezenas de países se envolveram no conflito, inclusive o Brasil que lutou ao lado dos Aliados que saíram vitoriosos. Isso resultou na influência do conflito na história e política dos países envolvidos que, em sua maioria, não há como ser estudada sem levar em consideração a influência da Segunda Guerra Mundial como, por exemplo, o regime de Estado Novo no Brasil (1937-1945). Outro fator importante é que, por ter sido uma guerra ocorrida no século XX, a quantidade de materiais como fotografias, vídeos, documentos e relatos de pessoas existe em abundância o que faz da Segunda Guerra um acontecimento não só relevante como viável para estudo e pesquisa. Como se já não bastasse o que foi produzido, existe ainda uma série de arquivos que ainda não foram abertos representando um material a ainda ser explorado pelos pesquisadores.

Sendo assim, a Segunda Guerra Mundial continua a ser um dos assuntos mais falados na historiografia atual tanto por sua relevância quanto pela disponibilidade de fontes e materiais para a continuidade das pesquisas nessa área.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais