A posse de Daniel Costa na Ordem

No último dia 03 de janeiro tomou posse o novo Presidente da OAB/SE, o jovem advogado Danniel Alves Costa, para o triênio 2022-2024. Na ocasião, muitos causídicos sergipanos tiveram a oportunidade de conhecer o novo presidente da Ordem, até então só distinguido pelo nome. O clima era de ansiedade entre os presentes, sobretudo quanto ao tom e direção do seu pronunciamento à frente da classe advocatícia. Ao que me parece, Daniel Costa foi empossado sob efeito “anestésico”, sem se dar conta do peso da sua missão. O discurso revelou-se aglutinador e amistoso, porém incipiente considerando os grandes desafios que estão em seu porvir. Nada contra sua performance profissional, ao contrário ouço muitos elogios, mas o cargo em questão sobrepõe-se à própria advocacia. Conhecer seus percalços é fundamental para que essa nobre profissão seja respeitada como essencial à realização da Justiça, à luz do espírito constituinte. Ao mesmo tempo, a renovação dos ideais é salutar em todo processo democrático, não sendo diferente dentro da Casa da Advocacia. Sabemos que o jovem Danniel, conquanto não se trate de “figurinha repetida”, foi fruto da indicação de um grupo político que preferiu não colocar seu nome à prova nas últimas eleições, apostando na estratégia da renovação. Deu certo, Danniel pôs fim à era dos “Britos”.

Mas o verdadeiro protagonista das eleições da OAB/SE, o advogado Carlos Augusto Monteiro, ao contrário de Costa, foi ovacionado pelos presentes. Os holofotes estavam voltados para ele. Os funcionários e frequentadores da Casa lhe faziam reverências. Os advogados cumprimentavam-no pela vitória. A equipe de reportagem deu-lhe destaque. Foi Carlos Augusto quem mais falou na posse. Foi Carlos Augusto quem ocupou o lugar mais nobre do evento. Foi Carlos Augusto quem comandou a festa. O jovem empossado ainda não tem substrato político para representar uma classe tão heterogênea, não obstante sua honrosa vitória.

O discurso de renovação de Danniel Costa deu certo mas não convenceu. Carlos Augusto voltou a reinar na OAB/SE. É o típico caso da criatura que supera o criador, transformando-o em vítima da sua própria criação. Os Brittos foram finalmente apartados da condução política da OAB/SE.

Temos agora uma nova criatura! Apesar da forte e positiva presença de Carlos Augusto junto à OAB/SE, faço votos de que o recém empossado não dê “as costas” para a advocacia sergipana e se empenhe ao máximo em fazer história naquela Casa. Indubitável que Carlos Augusto lhe dará segurança no cumprimento do seu mister. Ainda assim, a consciência do seu papel e a coragem de exercê-lo o mais independente possível darão ao novo presidente uma oportunidade ímpar de gravar seu nome nos anais da advocacia sergipana. Assim agindo, reunirá apoio e o apreço da categoria e fará jus às apostas sinceras de renovação. É o meu desejo!

Em tempo, não costumo ir à sede da Ordem, salvo para tratar de assuntos particulares, mas essa semana passei pela frente da CAASE e resolvi entrar para pegar a agenda do advogado – mimo anual com que somos presenteados. Toquei a campainha e fui atendido na porta por um funcionário que nem me deixou entrar no prédio. Quando perguntei pela agenda ele secamente respondeu que já tinha acabado, fechou a porta e me deixou no vácuo. Além da indignação pelo ríspido tratamento, fica aqui meu registro à nova Diretoria de que a OAB é o cartão de visitas de todo advogado. Por corolário, o advogado merece da OAB (diga-se membros, comissões e funcionários) todas suas honras e destacamento, independente de sua atuação ou inclinação política. Espero ser surpreendido positivamente na próxima visita, da mesma forma que anseio por um tratamento de excelência dispensado a todo profissional da advocacia que recorra àquela Casa.

Outras críticas que ouço nas rodas jurídicas é a promessa de campanha que Costa fez quanto ao primeiro tokem para os novos advogados. Esse dinheiro vai sair da Ordem, ou seja, da anuidade dos advogados. Houve alguma assembleia prévia autorizando essa despesa? Se não, essa conduta não é justa e nem moral. Também viraram piada os outdoors espalhados na cidade com a foto do neófito presidente. Isso não seria promoção pessoal? Indagou um velho e respeitado advogado, que completou: “Por muito menos vi colegas sendo processados, quando, por exemplo, o nome deles estavam citados com destaque acima do padrão”. A imagem do presidente da OAB não pode sobrepor-se aos seus propósitos, vale à pena recordar.

Entre críticas, registros e felicitações o fato é que estamos diante de uma “Nova Ordem” que precisa, mais do que nunca, valorizar o advogado seja ele jovem ou ancião, militante deste ou daquele grupo. Não podemos admitir jargões ou termos chulos como os que verificamos no dia das eleições como: “Tomamos a Ordem! Essa porra agora é nossa!”. Queremos sim uma nova Ordem, pautada no fortalecimento da advocacia, cada vez mais inclusiva e acessível aos seus filiados. E que fique bem claro: Somos nós os donos dessa Casa.

MIÚDAS

… CHIQUINHO GUALBERTO (PT) pretende se candidatar a deputado federal no próximo pleito. Oriundo do PT, deve mudar de sigla na “janela”, pois manteve-se fiel ao grupo de Belivaldo. Pessoas mais próximas acreditam que o sonho é alto, pois nas últimas eleições teve dificuldade em se reeleger deputado estadual, sem falar que não terá o apoio dos “vermelhinhos”.

… ZEZINHO GUIMARÃES (MDB) começa a sedimentar sua base política na região centro-sul do Estado rumo à Câmara Federal. Sem definição partidária até o momento, estuda diversos convites para compor-se. Enquanto isso não acontece, visita lideranças.

… GILSON ANDRADE (PSD), prefeito de Estância, já comunicou à vice-prefeita e ao seu secretariado que vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Eleito para o segundo mandato à frente do executivo estanciano faz uma administração razoável, mas não encanta os munícipes.

… BOSCO COSTA (PL) sem sombra de dúvidas é o parlamentar sergipano mais aplicado em Brasília. Faz parte de, pelo menos, cinco comissões de trabalho na Câmara Federal e transita em DF defendendo os interesses dos sergipanos. Nos últimos dias do ano passado conseguiu uma emenda extra que poderá por fim à saga da duplicação da BR 101.

… GUSTINHO RIBEIRO (SOLIDARIEDADE) transita em todos os setores em Brasília, trazendo emendas das mais diversas para Sergipe. Hoje é dono de um cabedal político que só cresceu nos últimos dois anos, inclusive na região que reside. Derrotou os Reis duplamente – Lagarto e Tobias Barreto – colhendo com isso uma eleição tranquila.

… FÁBIO REIS (MDB) vem de uma derrota eleitoral significativa na sua cidade natal – Lagarto. Perdeu o apoio de seu maior cabo eleitoral Jackson Barreto que pretende voltar à Câmara Federal e isso deve abalar seu projeto de reeleição. Conta com o apoio do ex-deputado Marcos Franco que se mantêm fiel ao grupo dos Reis.

… JOÃO DANIEL (PT) manteve sua base eleitoral nos assentamentos espalhados pelo Estado, se bem que muitas verbas foram cortadas para os “Movimentos Sem Terras”, o que empobreceu seu cabedal político. Como o PT deve apresentar três candidatos a deputado federal: Márcio Macedo, Eliane Aquino e ele próprio, sua eleição afigura-se tranquila. Não por ser um bom parlamentar, mas sim por ser melhor politicamente que os outros dois companheiros.

… FÁBIO HENRIQUE (PDT) está solto no ar, sem lenço, partido e documento. Pedetista de carteirinha, fez oposição ao Governo Federal por causa do partido que não lhe deu o respaldo que esperava. Emplacou seu irmão – Adilson Júnior, ex vice-prefeito de São Cristóvão – com um gordo salário no gabinete de Rogério Carvalho e, mesmo com o pedido do presidente Carlos Lupi ao prefeito Edvaldo Nogueira para que abraçasse sua reeleição, seu pleito não foi atendido. Tem uns cargos na prefeitura de Aracaju e não se saiu bem nas últimas eleições na cidade de Nossa Sra. do Socorro. Busca partido, apoio, liderança e voto. Uma reeleição muito complicada.

… LAÉRCIO OLIVEIRA (PP) é um parlamentar padrão para o empresariado, logo atinge seu objetivo. Tem sua reeleição dada como certa, entretanto almeja vôos mais altos como o governo e a senatória. Vamos ver o que ele decide!

… VALDEVAN NOVENTA (PL) desde o não passado já tomou sua decisão em ser candidato a Senador da República e tem angariado ao seu grupo um grande número de prefeitos e lideranças pelo interior do Estado. Destemido, foi o parlamentar que mais mandou emendas para o Estado, inclusive para todos os municípios. Pouco fala em Brasília, mas é atuante nos bastidores. Teria uma reeleição fácil na Câmara Federal, mas optou pelo cargo majoritário. Coragem não lhe falta.

… FÁBIO METIDIERI (PSD) faz um mandato razoável em Brasília e foi corajoso quando colocou seu nome para a sucessão ao Governo do Estado. Apadrinhou o arqui rival do grupo, o ex-deputado André Moura, que hoje goza de benesses do governo. Foi rifado por aliados, mas continua na briga sucessória.

… JONY MARCOS (PR) foi um excelente parlamentar federal figurando nos mais complicados e decisivos momentos políticos. Trouxe muitas emendas para o interior e ajudou os evangélicos no que foi possível. Hoje ocupa um cargo de comando no partido (PR), no qual tem atuado com muita desenvoltura. Dentro de partido deve disputar o mandato federal com seu companheiro Heleno Silva, que também quer voltar para Brasília.

… HELENO SILVA (PR) mudou-se para o município de Nossa Senhora Glória e lá no sertão procura manter sua base eleitoral. Na região, comanda três programas de rádio. Vai tentar voltar à Câmara Federal tendo como seu principal adversário seu companheiro evangélico Jony Marcos. Na verdade, os Republicanos procuram fazer uma chapa forte para eleger um deputado federal que pode ser Heleno, Jony ou outro.

… DANIELA GARCIA ainda não decidiu qual o cargo que pretende se candidatar. O fato é que a delegada começou a andar pelo Estado buscando fortalecer o partido. Mas é bom deixar claro que coração, beijinhos e curtidas em redes sociais não dão votos a ninguém.

… ELIANE AQUINO já se colocou como a candidata oficial de Lula à deputada federal e isso causou ciumeira dentro do PT. Antes de começar a campanha precisa formar grupos pelo interior do Estado e conquistar as lideranças, pois sem esse dever de casa não vai a lugar nenhum.

… MÁRCIO MACEDO é outro que se diz predileto de Lula, tendo sido dirigente do PT quando o partido atravessou sua pior fase, mantendo-se fiel e aceitando enfrentar todos os desafios. Márcio não foi muito feliz nos últimos pleitos, mas como um bom soldado não deve fugir da luta.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais