A Praga que é a Cultura

 

Enquanto a Cultura vive à mingua no Estado, com artistas à beira da miséria, tendo que pagar taxas altíssimas para ocupar os espaços teatrais, a Secretaria de Estado da Cultura traz o teatro de Praga com portas abertas. É de graça. Circo e dinheiro para quem vem de fora. Hotel e cachê.

 

De forma alegre e criativa, como quer a Secretaria

Em 1975, o autor e diretor artístico da obra, Frantiusek Kratochvil, junto a Jiri Smec, criador do Teatro Negro de Praga, introduziram elementos inovadores na prática antiga do teatro chinês. Conhecida como caixa preta, ela foi adaptada pelo diretor e se tornou no que hoje é uma das peças teatrais mais assistidas em todo o mundo: o Teatro Negro de Praga. A peça teatral é um truque, no qual oito atores se vestem totalmente de preto, em um ambiente totalmente escuro, tornando-se invisíveis a olho nu. Com efeitos de luz, surge toda a magia desenhada com cores fluorescentes e movimentos surreais aliados a imagens reais.

Dois atores vestidos com roupas coloridas “atuam” com as criações e, assim, fascinam e exploram a capacidade de imaginação de quem a assiste. O mundo do desenho animado da televisão é transposto ao vivo e a cores para o mundo real do teatro. A impressão é de que em uma tela são desenhadas diversas cenas cheias de movimento e realidade. O pintor faz com que a percepção da vida se concretize em gestos enquanto que seu pensamento se torne a pintura. Como não há idade para se divertir, até os adultos revivem o seu lado infantil e, assim, o grupo leva riso e entretenimento a um mundo cada vez mais cheio de problemas. 

Suas apresentações já se deram em quase todos os países do mundo, entre eles Espanha, França, Finlândia, Suécia, Alemanha, Austrália, América, inclusive Brasil, entre muitos outros. Para a companhia do Teatro Negro de Praga não há barreiras: ela unifica pessoas diferentes, assim como diferentes línguas, opiniões e humores. Por se expressar sem palavras e sim, com o uso d desenhos, sua criação pela metáfora se torna ilimitada. Assim, a mensagem é transmitida, para que todos entendam, de forma alegre e criativa.

 

E DURMA

E durma com um barulho desse.

 

Aniversário de um mestre

Merecedor de registro o aniversário do Promotor Eduardo Seabra, defensor do nosso patrimônio cultural. Dono de um equilíbrio e sensatez próprios dos mestres. Grandioso em todas as suas atitudes – em busca de um mundo justo e igualitário em todos os sentidos. O que incomoda a muita gente que pensa ter o rei na barriga.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais