A saga das defesas esfarrapadas

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

                                                      “Corrupção destrói valores muito além de cifras financeiras. Fosse só isso já seria gravíssima. Mas é a dignidade e a ética que vão pelo ralo.” Ministra Maria do Rosário.

Embora alguns assessores parlamentares e comunicadores vinculados à ALESE estejam utilizando as redes sociais para desmoralizar a procuradora Eunice Dantas, há dentro do próprio Poder Legislativo, quem aposte que esse comportamento, não se caracterizará como a melhor defesa.Até porque os parlamentares denunciados, independente da gravidade da denúncia, não estão convictos de que a impunidade prevalecerá.

Embora publicamente alguns demonstrem tranquilidade, estão na verdade temerosos e buscando fórmulas jurídicas, que lhes permitam protelar o desfecho do processo, para usufruir o máximo do novo mandato.É possível que para uns a defesa jurídica surta algum efeito, para outros há uma convicção de que não haverá defesa que consiga justificar os atos.

Tentar desqualificar o trabalho dos procuradores é o mesmo que desmoralizar por completo o trabalho de investigação realizado pela Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe.

O fato de ainda não possuir conhecimento sobre o teor das provas, obriga ao melhor dos advogados, a ficar em silêncio temporariamente, nem mesmo a tese defendida por alguns parlamentares de que a responsabilidade pela liberação e fiscalização das subvenções é estritamente do Poder Legislativo, seria a melhor defesa, visto que pelo envolvimento direto de alguns parlamentares com as instituições beneficiadas, essa tese, certamente vai naufragar.

Se mesmo sabendo da inconstitucionalidade da verba de subvenção, os deputados se ativessem a apenas indicar as entidades para receberem o benefício, o argumento agora utilizado seria cabível. Mas ocorre que pelas matérias veiculadas, é possível perceber que havia muito mais que indicação, havia da parte de alguns, uma relação promíscua nas indicações, e até mesmo interferência na aplicação dos recursos, com denúncias de locupletação no momento da liberação.

Um outro argumento muito utilizado nesses dias, foi o de que houve intempestividade na recomendação da PRE, no sentido de que não utilizassem tais verbas no ano eleitoral. Ocorre que os deputados, que são legisladores, não dependeriam da recomendação da PRE, para respeitarem a legislação vigente, até porque, nem aos analfabetos, é dado o direito de desconhecer a lei.

Há na verdade uma expectativa muito grande sobre o desfecho desse episódio, mas há uma descrença acentuada no Poder Judiciário, que se desejasse agir com rigor, impediria a posse de muitos, para que a corrupção não continuasse a ser praticada.

Há políticos que em restaurantes bem frequentados, tripudiam da autonomia do Poder Judiciário, para fazer valer as ações contra membros do Legislativo, e revela publicamente com todas as letras: “Não vai dar em nada!”.

É triste ver a forma como a corrupção se alastra em nosso país, e é mais triste ainda quando ela é praticada por parlamentares, cuja missão primordial é fiscalizar os atos do Estado, e principalmente a aplicação indevida de recursos públicos.

Mendonça só assume em fevereiro. Suplente “Peixe” não nadará um mês na Câmara
E Mendonça Prado só assumirá a SSP em fevereiro. Vai acabar todo o mandato de deputado federal que se encerra em 31 de janeiro. Com isso o suplente “Peixe” do PPS, não nadará um mês no aquário da Câmara dos Deputados.

Até amanhã, Jackson define pasta do PRB e PSB. E mais uma para o PMDB
Até amanhã o governador Jackson Barreto deve definir os titulares das três pastas que faltam: cultura, Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social. Como são três e falta definir dois espaços para o PRB e o PSB, uma outra ficará para o PMDB.

Sobre o PRB e o PSB
O PRB deseja emplacar Chico Dantas, que estava na agricultura e como o blog já disse é um dos homens mais corretos da política sergipana. Já o PSB, pelas declarações das lideranças na mídia, está na expectativa de uma pasta representativa.

Jackson pede que Mendonça unifique as polícias civil e militar
Na reunião com o secretariado ontem, 06, chamou a atenção o discurso de Jackson para o futuro secretário da SSP, Mendonça Prado. Ele  pediu que Mendonça promova a unificação do trabalho entre as duas polícias para que o principal beneficiado seja o povo sergipano.

Agricultura
Jackson aproveitou também para elogiar uma entrevista do novo secretário da agricultura, Esmeraldo Leal, líder do MST, que disse que sabe da importância de todos os segmentos para a cadeia produtiva da agricultura.

Em nota, Olivier diz que é indicação foi do PT
Nota do secretário Olivier sobre indicação para a pasta do Meio Ambiente: “A iniciativa e a responsabilidade pela indicação ao governador, foi, exclusivamente, do meu partido , o PT. O deputado Luciano Bispo, meu amigo particular e aliado político, não teve qualquer participação. Outrossim, esclareço que agradeço muito a confiança do governador, que aceitou a indicação e me confiou a gestão da pasta, razão pela qual irei dar tudo de mim para, junto com a equipe funcional da SEMARH, corresponder com a incumbência, prestando bom serviço ao Povo Sergipano.”

Meio Ambiente: Olivier é mais Luciano do que PT
Deu no NE Notícias: O advogado Olivier Chagas foi indicado pelo PT para o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente.Sua indicação foi a resposta do grupo petista liderado por Rogério Carvalho à tentativa de seus opositores no partido de convencer o governador Jackson Barreto (PMDB) a nomear Márcio Macedo.Olivier é muitooooooo mais aliado do deputado estadual do Luciano Bispo (PMDB) do que propriamente um petista.

Vendedores invadem calçadão da Orla de Atalaia. Legítimos artesãos no prejuízo
É preciso que a nova gestão da pasta do turismo em Sergipe tome providencias urgentes para acabar com a invasão de vendedores no calçadão (e até no estacionamento) na extensão da Orla da Atalaia após os lagos. Eles tomam conta de mais de 50% do calçadão e ainda prejudicam a passagem dos pedestres. Os legítimos artesãos que estão localizados em duas ferinhas estão sendo prejudicados.

Além da ação da pasta do turismo é preciso autuação da Sefaz
E é preciso também que a Secretaria da Fazenda faça fiscalização no local. Entre os vendedores que invadiram o calçadão estão coreanos vendendo mercadorias falsificadas de marcas famosas. Tudo sem nota fiscal. Um ação conjunta acabaria com o problema. Cadê os fiscais que existiam até pouco tempo?

Multa para veículos em faixa de areia. Quem acredita na SMTT e na CPRv?
Deu na Infonet ontem:Motoristas que insistirem em desrespeitar a lei nº 2024, que proíbe o tráfego de veículos na faixa litorânea de areia no período de 9h às 17h, correm o risco de ser multados. A prática está na mira da fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Companhia de Policia Rodoviária Estadual (CPRv).

Multa para veículos em faixa de areia. Quem acredita na SMTT e na CPRv? II
Sinceramente? O blog não acredita. Até porque o titular e vários leitores presenciam todos fim de semana a fiscalização da SMTT passar ao lado de motos e quadriciclos e ficar completamente omissa. No caso dos quadriciclos que não podem circular nas areias (salvo duas exceções)  é para guinchar. Nada é feito.

Medida correta da Emsurb: extinção da feira aos domingos no Augusto Franco
Com a inauguração do moderno mercado do Augusto Franco, por motivos que o blog não sabe, foi mantida as feiras da quarta e do domingo na praça onde deveria ficar provisoriamente, até a reforma. Agora a Emsurb acabará com a feira aos domingos, já que os feirantes do novo mercado estavam sendo prejudicado. A da quarta-feira, que é a noite, quando o mercado está fechado será mantida. Agradou as duas partes. No próximo domingo, 11, os usuários devem se dirigirem ao novo mercado.

Programa “Começar de Novo”, receberá apoio da PMA, através da Sema
Uma excelente iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju, através do secretário Eduardo Matos: contrato com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP) para prestação de serviço de mão obra de apenados em apoio ao Programa do Governo Federal ‘Começar de Novo'. Com isso detentos que estão em regime semiaberto, aberto e em condicional poderão garantir uma vida digna através do Programa.

Como funciona o programa
O presidente do Conselho, José Raimundo de Sousa, explica como funciona o programa. "O assistido passa a ter uma renda mensal para manter o sustento da família. Ele sai das ruas, deixa de perambular e passa a ter uma atividade laboral e, assim, deixa de oferecer risco à sociedade. O programa contribui para um maior número de ressocializações e diminuição de reincidências de delitos. Em regiões brasileiras, onde esse trabalho já está mais avançado, o índice de reincidência de delitos é muito baixo. Em Campo Grande, onde fui pessoalmente ver, o índice é de 4%, o nosso é de 80%. Lá eles começaram mais cedo, já reinseriram 13.500 presidiários", declara o presidente do CCEP.

Serviços gerais
Na Sema, a mão de obra dos apenados será voltada ao desempenho de tarefas de serviços gerais nas dependências. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, a ideia é levar a proposta para as outras secretarias municipais. "A Sema deu o primeiro passo no objetivo de diminuir a reincidência de crimes na capital através da adesão ao Programa ‘Começar de Novo'. Nossa intenção é que as demais secretarias façam o mesmo", afirma.

Banese oferece crédito para despesas do início de ano
O (Banese disponibiliza diversas linhas de crédito para a cobertura de despesas do início de ano. Nessa época, as famílias acumulam gastos com as férias, pagamento de impostos, festas de final de ano e compra de material escolar.Para fazer frente a essas despesas, o Banese dispõe de linhas de crédito para todos os clientes, oferecendo condições diferenciadas para os servidores públicos e aqueles que recebem salário através do banco.

Vantagens especiais
Os servidores públicos e os clientes que recebem salário através do Banese contam ainda com vantagens especiais. O Banese dispõe de uma unidade especializada em crédito para esse público, localizada no anexo da agência em frente ao Shopping Jardins, em Aracaju. Caso prefira, o cliente poderá agendar o atendimento através do telefone (79) 3218-3450.O Banese, com 62 agências, dez postos de serviços e mais de 460 caixas eletrônicos, está presente em todos os municípios de Sergipe, contando com a maior rede de atendimento bancário do Estado.

Matrículas abertas
Se você quer ser um(a) corretor(a) de seguros, fique atento(a): estão abertas as matrículas para o Curso de Habilitação para Corretores de Seguros em Aracaju. Para fazer o curso, é necessário ter nível médio (2º grau completo) e ser maior de 18 anos. As inscrições vão até o dia 26/01 e podem ser feitas pelo site http://www.funenseg.org.br  Já as aulas, que serão realizadas na sede do Sincor-SE (Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe), começam no dia 2/02, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h45. Para mais informações, entre em contato com o Sincor-SE através do telefone: (79) 3211-1588.

Estão abertas as inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2015 da Escola de Artes
Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Funcaju, abre matrícula para os cursos oferecidos  em diversas áreas para o primeiro semestre de 2015. Os interessados devem comparecer na Escola, localizada na rua Vila Cristina, 354, bairro São José, no horário comercial. As inscrições seguem até o dia 30 de janeiro e as aulas começam dia 23 de fevereiro na própria unidade. O mesmo período vale para quem já é aluno. No ano de 2014, mais de 1.500 alunos passaram pelos cursos de violão, teclado, percussão, técnica vocal, teatro, danças populares, jazz e ritmos diversos.  Mais informações através do telefone 3211-6913.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  A vida não é pra dar explicação, afinal, as pessoas entendem o que querem entender e o que mais lhe convém!

www.twitter.com/jornalistacf  Quando teremos concurso para conselheiros dos tribunais de contas, desembargadores e ministros do Supremo? Sonho, só um sonho que acalento.

www.twitter.com/glaucoww  Aí você é ignorado em um grupo do whatsapp, sai e depois vem todo mundo no reservado perguntar pq saiu. Me bata um suco!

‏ www.twitter.com/Pontifex_pt   Jesus veio para nos salvar: não recusemos este dom maravilhoso!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Os vermes nunca estão satisfeitos, mesmo que lhes demos muita comida.” Elena Ceausescu, política romena, nasceu em 07 de Janeiro de 1919 e morreu em 1989.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais